PROMETEO
A RELIGIÃO ANTROPOCÊNTRICA
Padre Álvaro Calderón
Apresentação e Índice da Obra
Em 2010 foi publicado “Prometeo”, o mais recente livro do Padre Àlvaro Caldeón. Trata-se de um trabalho de análise ao Concílio Vaticano II à luz da Tradição Católica, e sem “papas na língua”. Esta obra consagra o seu autor como um dos maiores peritos na análise dos problemas recentes relativos à Doutrina Católica à luz da mesma.
A escassez de católicos interessados na Doutrina milenar da Igreja Católica (a única da Igreja de Cristo), tal como ela sempre foi ensinada e transmitida, e a rebelião dos católicos contra esta sua Doutrina retarda a difusão deste tipo de obras magníficas e raras. Também por isto, certamente, ainda não existe a tradução para português, sendo a edição original em castelhano.
Graças a Deus, adquiri um exemplar deste magnífico livro pouco depois do seu lançamento na Argentina, e venho agora partilhar algo do seu conteúdo.
Por partes, postarei as conclusões de cada capítulo. Advirto que estas conclusões podem parecer pouco apoiadas àqueles que nunca tiveram a oportunidade de ler o capítulo a que cada uma delas pertence. Por efeito, devem estas conclusões ser suficientes para despertar o interesse do leitor.
Na medida em que for postando os respectivos textos, poderá aceder a todos eles a partir do índice:
Na medida em que for postando os respectivos textos, poderá aceder a todos eles a partir do índice:
Prólogo Confidencial
Capit. 1
QUE FOI O CONCÍLIO VATICANO II
QUE FOI O CONCÍLIO VATICANO II
A. Definição do Concílio
- Primeira partícula: “Oficialização”
- Segunda partícula: “Humanismo”
- Terceira partícula: “Católico”
- Humanismo integral
B. Acerca das causas que explicam o Concílio
I. Acerca da Finalidade do Concílio Vaticano II
- A finalidade do humanismo conciliar segundo seus factores
- Três notas teológicas. Acerca do fim último do homem
- Acerca dos fins de Deus
- Do amor às coisas a amizade com as pessoas
- Os verdadeiros fins da Igreja
- O inevitável contorno antropocêntrico
- O personalismo do novo humanismo
- A inversão personalista do bem comum
- O humanismo personalista da Gaudium et Spes
- A inversão antropocêntrica no magistério conciliar
- Conclusão
II. Um Humanismo Católico (causa material)
- As supostas raízes evangélicas do humanismo conciliar
- A necessidade de permanecer católico, para o humanismo
- Conclusão
III. Um Novo Exército da Autoridade (causa eficiente)
- A reivindicação moderna da autoridade
- Uma nova hierarquia para uma “nova cristandade”
- Autoridade e bem comum
- Conclusão
IV. Formalmente, o Que é o Humanismo Conciliar
V. Conclusão
C. Propriedades Mais Notórias do Espírito Conciliar
I. O optimismo do novo humanismo
- Um concílio optimista
- A alegria católica
- O optimismo histórico
- O resgate do optimismo humanista
- Gozo e esperança do Concílio para a humanidade
II.A inclusão da mente do concílio
- Os prejuízos do "exclusivismo" escolástico
- "Inclusão" nos ditos factos do concílio
- "inclusão" conciliar não é senão subjectivismo e ambiguidade
III. A novidade conciliar
- Uma nova era da humanidade
- Uma nova encarnação da Igreja
D. Divisão do Nosso Estudo Sobre as Novidades Conciliares
Capit.2
O HOMEM NOVO
O HOMEM NOVO
A. A Liberdade, Valor Supremo da Dignidade Humana
- O humanismo cai por seu próprio peso no liberalismo
- O liberalismo conciliar
- Consequência imediata
- Consequência Última
B. O Subjectivismo, Libertado do Pensamento
- Hoje o humanismo apoia-se no subjectivismo
- O subjectivismo conciliar
- Breve análise do subjectivismo conciliar
- Consequências
C.A Consciência, Libertadora da Acção
- O latrocínio de Prometeo: a autonomia da consciência
- A “consciência recta” segundo o Concílio
- Conclusão
D. A Graça; Libertadora da Natureza
- O naturalismo humanista
- O naturalismo conciliar
E. Conclusão
Capit. 3
A NOVA IGREJA
A NOVA IGREJA
A. A Igreja e o Reino de Deus
- A doutrina católica
- A distinção conciliar entre Igreja e Reino de Deus
- Os motivos da distinção
- Igreja e Reino de Deus segundo a Lumen Gentium
- A Igreja “sacramento” do Reino
- A Igreja “sacramento” de Cristo
B. A Igreja e o Mundo
I.
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