20/08/15

IMITAÇÃO DE CRISTO - Thomas de Kempis (XCV)

(continuação da XCIV parte)

A IMITAÇÃO DE CRISTO

Thomas de Kempis

IV Livro
O Augustíssimo Sacramento do Altar


Cap. IX
Oferecendo a Deus o Santo Sacrifício, Devemos Orar por Nós e Por Todos

1. Alma – Senhor, tudo o que há, no Céu e na Terra, é Vosso. Desejo consagrar-me a Vós, por uma oblação voluntária, e ser perpetuamente Vosso. É pois, na simplicidade do meu coração, que eu me ofereço a Vós neste dia, para ser eternamente Vosso escravo, para Vos servir e para me imolar à Vossa glória.
Recebei este sacrifício, que Vos faço de mim, junto com o do Vosso precioso corpo, que Vos ofereço, hoje, na presença dos anjos, que a ele assistem, invisivelmente, a fim de que seja para a salvação minha e de todo o povo.
 
2. Senhor, eu Vos apresento, sobre o altar da Vossa misericórdia, todos os pecados e delitos que cometi diante de Vós, desde o dia do meu primeiro pecado, até esta hora, para que os queimeis e consumais a todos com o fogo da Vossa caridade.
Apagai todas as minhas manchas e purificai a minha consciência de todo o pecado. Restituí-me a graça que perdi, ofendendo-Vos, perdoai-me inteiramente os meus defeitos, acolhei-me sob as asas da Vossa amizade e dai-me o ósculo da paz.
 
3. Que posso fazer, para expiar os meus pecados, senão confessa-los humildemente, chorando a minha miséria e implorando, de contínuo, a Vossa clemência? Rogo-Vos, meus Deus, que ouçais favoravelmente a este pecador prostrado na Vossa presença.
Eu tenho sumo desgosto de todos os meus pecados e estou na resolução da não mais cair neles para o futuro. Gemo e gemerei com dor toda a minha vida, pronto a fazer penitência dos meus crimes e a satisfazer por eles segundo as minhas forças.
Perdoai os meus pecados, para glória do Vosso nome, e salvai esta alma que resgatastes com o Vosso precioso sangue. Eu me entrego à Vossa misericórdia, e me resigno nas Vossas mãos; tratai-me segundo a Vossa bondade e não segundo a minha iniquidade.
 
4. Eu vos ofereço, também, todas as minhas boas obras, ainda que muito poucas e imperfeitas, para que as emendeis e santifiqueis, de sorte que Vos agradem e que sejam aceitas, fazendo-as Vós melhores do que são, a fim de que me leveis, apesar das minhas incapacidades e omissões, a um santo e feliz destino final.
 
5. Eu Vos ofereço, também, todos os santos desejos das almas piedosas, todas as necessidades dos meus parentes e amigos, irmãos e irmãs, de todos os que me fazem algum bem, ou aos Vossos servos, por amor de Vós.
Eu Vos ofereço ainda as necessidades daqueles que desejaram ou pediram que orasse ou dissesse missa por eles e pelos seus, ainda que estejam nesta ou na outra vida.
Peço-Vos, Senhor, que todas essas pessoas recebam, por este sacrifício, os auxílios da Vossa graça e experimentem os socorros da Vossa consolação, os efeitos do Vosso patrocínio, nos perigos, e os alívios que esperam receber nas suas aflições, a fim de que, livres de todos os males, possam render-Vos, alegremente, as graças recebidas.
 
6. Também Vos ofereço as minhas orações e os sacrifícios de propiciação, especialmente por aqueles que me têm ofendido, injuriado, agravado, danificado em alguma coisa; também por aqueles a quem causei, por minhas acções ou palavras, advertida ou inadvertidamente, alguma tristeza, alguma humilhação, alguma perturbação, algum desgosto ou algum escândalo, para que nos perdoeis os nossos pecados e as ofensas que temos feito uns aos outros.
Arrancai, Senhor, do fundo dos nossos corações, todas as nossas suspeitas, indignação, disputa ou cólera, para que possamos conviver, sem ofensas à caridade nem diminuição do amor fraternal.
Perdoai-me, meu Deus, aos que imploram a Vossa misericórdia; dai a Vossa graça aos que dele necessitam; fazei-nos de tal modo que, sendo dignos de gozar neste mundo dos Vossos dons, nos adiantemos no caminho da vida eterna.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES