09/02/15

IMITAÇÃO DE CRISTO - Thomas de Kempis (LV)

(continuação da LIV parte)

A IMITAÇÃO DE CRISTO
Thomas de Kempis

III Livro
A Fonte Das Consolações

Cap. XVIII
A Exemplo de Jesus Cristo Sofremos as Misérias da Vida

1. Cristo - Filho, eu desci do Céu à Terra para te salvar. Sofri os males que te eram devidos, não obrigado da necessidade, mas sim do amor, para ensinar-te a saber sofrer e a levar sem indignação as penas e os trabalhos desta vida.
Desde o momento em que nasci até àquele em que expirei na Cruz, não estive sem dores.
Vivi em pobreza extrema, ouvi frequentes queixas contra mim. Sofri murmurações e injúrias atrozes. Vi os meus benefícios pagos com ingratidão, os meus milagres com blasfémias, a minha doutrina com sátiras.

2. Alma - Se Vós padecestes tanto e nisso rendestes a Vosso Pai soberana obediência, justo é que eu a mim mesmo me sofra, segundo a Vossa vontade, e leve, para minha salvação, sobre mim, enquanto quiserdes, o peso desta vida mortal.
Ainda que ela seja pesada, é, contudo, meritória, pelos socorros da Vossa graça, e até os mais fracos devem tolerá-la, depois do Vosso exemplo e daqueles que deram os Vossos santos.
Nela se encontram agora mais consolações do que na Antiga Lei, em cujo tempo a porta do Céu estava fechada e o caminho que a ela conduzia era muito escuro, por haver poucos que o frequentassem. A entrada neste reino eterno era interdita, ainda aos justos e santos daqueles primeiros tempos, porque ela não podia ser aberta senão à custa da Vossa Paixão e Morte.

3. Que graça não devo dar-vos pelo benefício que fizestes, a mim e a todos os fieis, mostrando-nos o caminho seguro que conduz ao Vosso reino!
A Vossa vida santa é o nosso caminho, e, imitando-Vos na paciência, caminhamos para Vós, que sois a recompensa dos nossos sofrimentos. Se Vós não andásseis primeiro por ele, quem se animaria a segui-lo? Quantos ficariam longe de Vós, se não vissem os Vossos nobres exemplos? Depois de tantos milagres e instruções que nos deixastes, ainda somos tíbios; que diria se não tivéssemos essa grande luz para seguir-Vos?

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES