22/12/14

IMITAÇÃO DE CRISTO - Thomas de Kempis (XLVI)

(continuação da XLV parte)

A IMITAÇÃO DE CRISTO
Thomas de Kempis

III Livro
A Fonte Das Consolações

Cap. IX
Tudo Se Deve Referir a Deus Como Fim Supremo

1. Cristo - Filho, se queres ser verdadeiramente feliz, é necessário que me reconheças como teu soberano e último fim.
Esta intenção purificará o teu amor, o qual, por sua inclinação viciosa, tende para a criaturas e para ti mesmo.
Se procurares a ti mesmo, logo cairás no desfalecimento e na aridez do coração.
Refere, pois, tudo a mim como teu fim principal. Porque eu sou quem te deu tudo.
Considera todos os benefícios como provenientes do bem superior e fá-los subir outra vez até mim, como à sua primeira origem.

2. Eu sou a fonte de águas vivas.
Os grandes e os pequenos, os pobres e os ricos, vêm em mim beber dessa água que dá vida, e aqueles que me servem, livre e voluntariamente, receberão graça por graça.
Aquele que quiser pôr a sua glória fora de mim, ou deleitar-se em algum bem particular, não se firmará jamais na verdadeira alegria, nem gozará da liberdade do coração, mas achar-se-á impedido e angustiado de mil modos.
Não atribuas a ti bem algum, nem a qualquer homem a virtude; mas sim a Deus, sem o qual o homem nada pode ser.
Eu sou quem tudo deu; a mim é que tudo se deve atribuir; e eu reclamo, com a maior severidade, as acções de graças que me são devidas.

3. Esta é a verdade que dissipa as trevas da vã glória.
Quando a minha graça entra em um coração, e o estabelece na verdadeira caridade, nem a inveja pode corroê-lo, nem a angústia oprimi-lo, nem o amor-próprio conturbá-lo.
A caridade triunfa de tudo e multiplica as forças da alma.
Se és verdadeiro sábio, só em mim te alegrarás e só em mim porás a tua confiança.
Só Deus é bom. Só Ele deve ser louvado e adorado sobre todas as coisas.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES