20/12/14

IMITAÇÃO DE CRISTO - Thomas de Kempis (XLV)

(continuação da XLIV parte)

A IMITAÇÃO DE CRISTO
Thomas de Kempis

III Livro
A Fonte Das Consolações

Cap.VIII
Baixo Conceito de Si Próprio Diante Da Grandeza de Deus

1. Alma - Falarei ao meu Senhor, eu que não sou mais do que pó e cinza. Se me tiver em melhor conta, eis que Vos ergueis contra mim, e as minhas iniquidades darão testemunho a que não poderei responder. Porém, se perco todos os meus vãos sentimentos, se me abato, se me aniquilo, se me reduzo àquele pó e cinza que sou na realidade, a Vossa graça me será favorável e a Vossa luz alumiará o meu coração.
As menores faíscas desta estimação presunçosa de mim mesmo serão extintas no abismo do meu nada, sem que jamais possam outra vez acender-se.
Neste abismo é que Vós me fazeis conhecer a mim mesmo; que me ensinais o que sou, o que fui e o estado de que saí. Eu nada sou e eu não o sabia.
Quando me entregais a mim mesmo, vejo que não sou senão fraqueza e um puro nada. Mas se lançais para mim a Vossa vista favorável, logo me sinto forte e cheio de nova alegria.
Quanto a Vossa misericórdia é admirável para comigo, sustentando-me e honrando-me com Vossas amabilidades, ainda que pelo meu próprio peso me sinta inclinado para a terra!

2. Isto é um grande efeito do Vosso amor, que se antecipa gratuitamente socorrendo-me em mil necessidades, guardando-me de graves perigos e salvando-me de infinitos males.
Eu, amando-me desordenadamente, me perdi.
Procurando-Vos, encontrei-me de novo e o Vosso amor me fez compreender o que realmente sou.
Assim, a Vossa bondade infinita, meu Deus, me concedeu graças incomparavelmente superiores aos meus merecimentos e superiores ainda àquelas que eu me atrevia a esperar de Vós e a pedir-Vos.

3. Bendito sejais, Senhor, porque, anda que eu seja indigno de todo o bem, contudo é próprio da Vossa majestade e bondade infinitas fazer bem ainda aos ingratos e àqueles que andam mais apartados de Vós.
Fazei que nos voltemos para Vós, a fim de que sejamos agradecidos, humildes, devotos; porque só Vós sois a nossa salvação, a nossa santidade, a nossa fortaleza.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES