Do Cap. LIII da Imitação de Cristo, e intitulado "A Graça de Deus não se comunica aos que gostam do mundano" :
1 - M. Filho, preciosa é a minha graça; não sofre misturas de coisas estranhas, nem de consolações terrenas.
Por isso importa que lances fora todos os impedimentos da graça, se desejas receber a sua confluência na tua alma.
Busca lugar apartado e gosta de viver só contigo; não busques a conversação dos outros, mas faz devota oração a Deus, para que te dê compunção de espírito e pureza de consciência.
Não faças caso do mundo e antepõe a todas as coisas exteriores a vocação de Deus; porque não poderás conversar comigo e juntamente deleitar-te com o transitório.
Convém afastar-te dos conhecidos e amigos, e ter a alma despojada de toda a consolação temporal.
O Apóstolo S. Pedro (Epíst. 1ª, 2, 11) recomenda aos fiéis cristãos que vivam com tal sobriedade, que pareçam estrangeiros e peregrinos neste mundo.
Busca lugar apartado e gosta de viver só contigo; não busques a conversação dos outros, mas faz devota oração a Deus, para que te dê compunção de espírito e pureza de consciência.
Não faças caso do mundo e antepõe a todas as coisas exteriores a vocação de Deus; porque não poderás conversar comigo e juntamente deleitar-te com o transitório.
Convém afastar-te dos conhecidos e amigos, e ter a alma despojada de toda a consolação temporal.
O Apóstolo S. Pedro (Epíst. 1ª, 2, 11) recomenda aos fiéis cristãos que vivam com tal sobriedade, que pareçam estrangeiros e peregrinos neste mundo.
2 - Oh! quanta confiança terá na morte aquele cujo afecto não está preso a coisa alguma do mundo!
O nosso fraco entendimento não alcança que coisa seja ter o coração apartado de todas as coisas; nem o homem sensual conhece a liberdade do homem interior.
Se porém quiser ser verdadeiramente espiritual convém que deixe os estranhos e os parentes, e de ninguém se guarde mais que de si mesmo.
Se te venceres a ti perfeitamente, tudo o mais sujeitarás com facilidade.
Triunfar de si mesmo é a mais perfeita vitória.
Porque aquele que se domina a ponto de sujeitar os sentidos à razão, e a razão a Deus, esse verdadeiramente é vencedor de si mesmo, e senhor do mundo.
O nosso fraco entendimento não alcança que coisa seja ter o coração apartado de todas as coisas; nem o homem sensual conhece a liberdade do homem interior.
Se porém quiser ser verdadeiramente espiritual convém que deixe os estranhos e os parentes, e de ninguém se guarde mais que de si mesmo.
Se te venceres a ti perfeitamente, tudo o mais sujeitarás com facilidade.
Triunfar de si mesmo é a mais perfeita vitória.
Porque aquele que se domina a ponto de sujeitar os sentidos à razão, e a razão a Deus, esse verdadeiramente é vencedor de si mesmo, e senhor do mundo.
3 - Se aspiras a subir a esta altura, importa que comeces verdadeiramente e ponhas o machado à raiz, para que arranques e destruas a desordenada e escondida, inclinação que tens a ti mesmo a todo o bem próprio e material.
Deste amor desordenado, com que o homem se ama, depende quase tudo o que de raiz se há-de vencer; e vencido e sujeito isto, logo haverá grande paz e tranquilidade.
Mas porque poucos trabalham perfeitamente por morrerem a si mesmos; e não saem de todo seu próprio parecer, por isso ficam enbaraçados com os seus afectos, e não se podem levantar sobre si mesmos em espírito.
Entretanto, quem deseja andar comigo livremente é necessário que mortifique todas as suas más e desordenadas afeições, e que não se apegue a criatura alguma com amor de concupiscência.
Deste amor desordenado, com que o homem se ama, depende quase tudo o que de raiz se há-de vencer; e vencido e sujeito isto, logo haverá grande paz e tranquilidade.
Mas porque poucos trabalham perfeitamente por morrerem a si mesmos; e não saem de todo seu próprio parecer, por isso ficam enbaraçados com os seus afectos, e não se podem levantar sobre si mesmos em espírito.
Entretanto, quem deseja andar comigo livremente é necessário que mortifique todas as suas más e desordenadas afeições, e que não se apegue a criatura alguma com amor de concupiscência.
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