31/05/14

A SERPE!

Andamos a chamar "dragão" à "serpe"... não é ? Aqui ficam vários trechos que podem dar algumas ideias ao que se interrogam porque há uma serpe em alguns dos nossos brasões tão cristãos:

Serpe
"Também diz o A. que o timbre da serpe de Portugal foi tomado por ElRei D. Afonso Henriques, outros sentem que foi tomado por ElRei D. João I por sobre suas armas reais a serpe de ouro pela de Moisés, que figura a Cristo Senhor Nosso levantado na Cruz, ainda que parece que sua Cronica diz que pela devoção, que tinha ao Mártir S. Jorge, por quem apelidava nas batalhas contra Castela, por aquela serpe, que o Santo matou, como também por este Santo ser padroeiro da Cavalaria, e Ordem da Garrota de que era Cavaleiro o mesmo Rei D. João Garcia Dei, dá por timbre *as armas de Portugal um Cordeiro de prata assentado sobre uma coroa de espinhos de sua cor, figura de Cristo Jesus ainda que não achamos este timbre usado nem nos livros de armaria."

"..., levantaram Jesus Cristo na Cruz, para que o visse o mundo, e donde quer que o pecador chegou a crer nele achou remédio para seus males, por graves, e pesados que fossem: foi esta serpe vazada em fogo, e o corpo de Jesus concebido por ordem do Espírito Santo, não era esta serpe verdadeira, e pareciam, Jesus ainda que semelhança de pecador não tinha nenhum pecado, não tinha aquele veneno, e parecia o bronze roxo, e aceso à vista, e em Cristo Jesus ferido, e chegado na Cruz não se achou rasto de culpa, meu amado disse a Esposa, é branco, e é vermelho, branco pela pureza da vida, e vermelho pelo sangue da sua sagrada paixão. Esta serpente mandou o Senhor alevantar para sinal da conquista da terra, como lemos nos Números, e sua Cruz tomou ele por empresa gloriosa de seus triunfos, que se é verdade que teve muitos que pode escolher com mais honra, como foram Reis, estrelas, e mares, quis com tudo a soberana Cruz para assim ensinar aos homens a estima que haviam de fazer da insígnia sua salvação, levantando sobre as cabeças dos Reis, e Imperadores este sinal outro tempo infaine, que é também a razão porque a Igreja Católica o costuma laurar em metais preciosos, nem há empresa mais digna de Reis Cristãos, em que os nossos não devem pouco ao Senhor Deus, que os igualou nela com os Cristianíssimo Heráclio, e Constantino como aqueles que tão zelosos de sua honra de nenhuma outra coisa tratavam, que de destruir as heresias, e levantar a Cruz gloriosa de Jesus Cristo nas mais remotas, e bárbaras nações que a este fim conquistavam."

"Coisa escrita no pano da serpe. Modo de falar, tomado do pano de que é composta a serpe da procissão do Corpo de Deus em Lisboa. Quer dizer coisa muito antiga, e sabida (termos, e princípios, que andam escritos no pano da serpe. Lobo, Corte na Aldeia).

"Trazem por armas em campo verde cabeça de serpe de ouro que sai dentre duas rochas de pedra tocadas de vermelho. E por timbre o mesmo pescoço de serpe do escudo. Parece que tem alusãoà serpente de Caddmo: ou ao animal que chamam Caymão que é um lagarto do que vê o Orosco de Tesouro."

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES