15/04/14

SAGRAÇÃO DA BASÍLICA DE MÁFRA - OS ASSISTENTES


FAMÍLIA REAL

"D. João V - Rainha Maria Ana de Áustria - D. José, Príncipe do Brasil - D. Mariana Victoria, Princesa do Brasil - Infantes D. Pedro, D. Francisco e D. António.


CLERO SECULAR

Cardeal Patriarca de Lisboa e Capelão-mór do Rei D. Tomás de Almeida - Cardeal Inquisidor-mór D. Nuno da Cunha e Ataíde - Cardeal D. João da Mota - Bispos de Leiria, Portalegre, Pátara, Nankim - Nuno da Silva Teles, ex-Reitor da Universidade de Coimbra - D. José Francisco de Sales da Câmara, D. Gonçalo de Sousa Coutinho, - D. Cristóvão de Melo, D. Lázaro Leitão Aranha, D. Pedro de Menezes, D. António de Lencastre, Cónegos Presbíteros.

Acompanhou este clero o seguinte pessoal: 3 diáconos, 4 sub-diáconos, 9 mestres de cerimónias, 4 penitenciários, 12 acólitos patriarcais, 22 cantores, 6 organistas, 14 moços de sacristia, 8 porteiros da massa, 26 músicos italianos, 8 cursores, 12 armadores, 6 varredores, 10 fachinas, além dos capelães, estribeiros, pajens, criados, guarda-roupas e ajudantes da câmara dos Cardeais.

A maioria deste clero secular, contavam-se copiosos priores, reitores e vigários, com suas comitivas.


NOBREZA

Duque de Cadaval,Estribeiro-mór - Marquês de Marialva, Cascais, Abrantes, Camaristas - Condes de Assumar e Povolide, Camaristas - Diogo de Mendonça Corte Real, Secretário de Estado servindo de Mordomo-mór - Conde de Santiago, Aposentador-mór - D. Francisco Xavier Pedro de Sousa e Rodrigo de Sousa Coutinho, Védores - José de Melo, Porteiro-mós - Conde de Castelo Melhor, Resposteiro-mór - O Conde Copeiro-mór - Fernão Teles da Silva, Monteiro-mór - Conde de Pombeiro, Capitão da Guarda Real - D. Abade de Alcobaça, Esmolér-mór - D. António Alvares de Cunha, Trinchante-mór - João Gonçalves da Câmara, Almotacé-mór - Duque de Lafões - Marqueses de Nisa, Almirante-mór, e de Monsanto, de Santiago (filho), de S. Vicente, da Ribeira Grande, de Óbibos, de Val dos Reis, da Calheta, de Tarouca, dos Arcos, de Villa Flor (filho), de Unhão, das Galveias, de Soure (pai e filho), de Catanhede, da Ericeira - Conde-barão de Alvito - Viscondes da Barbacena e de Ponte de Lima (avó, genro e neto) - Nuno da Silva Teles - D. Rodrigo de Noronha - Rodrigo César de Menezes - Carlos Carneiro de Faro - D. Sancho Manuel de Vilhena - D. Jorge de Menezes - D. João da Costa - D. António da Silveira - D. Luís Botelho - Luís Gonçalves da Câmara - Manuel Freire de Andrade, Coronel de Peniche - Gomes Freire de Andrade, Sargento-mór de cavalaria - Gonçalo Pires Bandeira, Coronel de cavalaria - Álvaro José de Serpa e Manuel Nunes Leitão, Tenentes-coroneis, etc.

Acompanhou a Côrte o seguinte pessoal: moços da Câmara, moços da Guarda-roupa, Reposteiros, criados particulares, porteiros da cana, varredores, moços da prata e de estribeira, das ucharias e coisinhas e das cavalariças, cujo número foi de 742.


CLERO REGULAR

Da Ordem Seráfica: 6 membros da província de Portugal, 4 da da Piedade, 5 da dos Algarves, 4 da de Santo António, 4 da de Soledade, 4 da da Conceição, 2 da Ordem Terceira, 350 da Arrábida. Dos Cónegos Regulares de Sto. Agostinho, 2 membros; da Congregação de S. João Evangelista, 2; do Oratório, 2; da Divina Providência, 2; dos Ermitas de Sto. Agostinho, 6; dos Agostinhos descalços, 3; de S. Bento, 2; de S. Bernardo, 4; de S. Bruno, 4; dos carmelitas calçados, 2; de S. Domingos, 3; de S. Jerónimo, 5; de S. Paulo Ermita, 2; da Santíssima Trindade, 6. Fora este mais 10 religiosos sem província em Portugal."

(Monumentos de Portugal - Mafra. João P. F.. Porto, 1933)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES