08/03/14

PREFÁCIO - "O SEGREDO REVELADO"

Na sequência da publicação  "O Segredo Revelado", transcrevo agora o prefácio do livro em questão:

PREFÁCIO

"Chamarei jacobino, no decurso desta obra, a todo o homem iniciado nessa igualdade, e liberdades desorganizadoras, que produziram todas as maldades, e todos os desastres da Revolução Francesa.


Pelo estudo da história secreta destes homens, dos seus chefes, dos seus profundos adeptos, se deixa ver, que a sua seita é menos odiosa pelas maldades que já cometeu, do que temível pela imensidade, e universalidade das que ainda hoje medita. A Europa toda estremeceu com a sorte da França, e desgraçadamente já sabe a que a espera, se prevalecer o jacobinismo. Portanto exporei ao dia as três conspirações, as três seitas, de que os jacobinos não são mais do que um funesto resultado, arrancando-as das trevas profundas, em que eles as têm tido sepultadas. Para manifestar estas seitas, e estas conspirações seguirei absolutamente a mesma ordem, que elas seguiram na sua formação:

I. Conspiração dos sofistas da impiedade contra o Deus do Cristianismo, contra toda a Religião Cristã sem excepção, sem distinção da Protestante, ou da Católica, da Anglicana, ou da Presbiteriana, contra todos os Altares de Genebra, de Londres, de Amesterdão, assim como contra todos os de Paris, ou de Roma;
II. Conspiração dos sofistas da impiedade, e da rebelião contra todos os Reis;
II. Conspiração dos sofistas da impiedade, e da anarquia contra toda a Religião, e contra todo o Governo, sem excepção ainda mesmo das Repúblicas, e contra toda a sociedade civil, e toda, e qualquer propriedade.

A primeira destas conspirações foi a dos homens chamados filósofos. A segunda a dos filósofos reunidos ás primeiras lojas dos pedreiros-livres. A terceira a dos filósofos, e dos primeiros pedreiros-livres reunidos aos iluminados. Da associação dos filósofos, dos primeiros pedreiros-livres, e iluminados se formaram os jacbinos.

Pela demonstração de como esta associação das três seitas, como o nome de "jacobinos", continua, propaga, e perpetua as três conspirações, e ao mundo todo, que o único fim, a que nos propomos com a publicação desta obra, é bradar aos povos: se o jacobinismo triunfa, acabou-se a vossa Religião, as vossas leis, as vossas propriedades, todo o governo, toda a sociedade. As vossas riquezas, os vossos campos, as vossas casas, as mesmas vossas choupanas, ou mesmo vossos filhos, tudo cessa de ser vosso. Pensastes que a revolução dos jacobinos terminaria na França, e a revolução mesmo não foi mais do que um primeiro ensaio dos jacobinos, e s votos, os juramentos, as conspirações do jacobinismo estendem-se pela Inglaterra, Alemanha, Itália, Espanha, e (oh mágoa!) pelo nosso território; em uma palavra por todas as nações, bem como pela França.

Sei que são necessárias provas, quando se denuncia aos povos maquinações desta natureza, e desta importância; porém são tantas, e tão reveladoras, que sobejará dizer, o seu compilador (de que nós as transcrevemos) ingressou quatro volumes em oitavo, e escolheu-as dos Archivos dos Conjurados, e dos monumentos os mais autênticos.

Pelo que, por não oferecer a economia do tempo, e do cabedal, falaremos com brevidade (mas sem faltar à clareza) do objecto, dos meios, dos progressos, dos adeptos, e associação das seitas conjuradas; o que facilmente se conseguirá, Repartindo este mesmo resumo em pequenos folhetos mensais, e de um preço muito cómodo. Começa por aquela seita de homens, que se arrogaram o nome de filósofos, a que eu chamarei com muito mais justiça "sofistas da impiedade".

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES