(continuação da IV parte)
Escondido e alapardado em suas trevas, o grande prazer de Weishaupt seria de ter destruído o mundo sem ver suas ruínas, nem ser visto. A consciência dos crimes é para ele, o que é para os homens honestos a da virtude. O prazer de fazer mal lhe bastava.Kingge era um desses seres frenéticos, invejosos e soberbos, que se mostram por toda a parte, que se metem em tudo, e que querem assoalhar, que eles só fizeram tudo. Tão ímpio um como o outro, detestam igualmente o freio das leis religiosas e civis. Weishaupt desde o princípio pesou suas proposições, a extensão de suas consequências; é necessário que sua revolução as realize todas; ele julgou não ter nada feito, se deixasse vestígios de leis sociais. A impiedade de Kmigge, e sua rebelião teve sua infância e sua graduação. Ele frequentou sucessivamente as escolas públicas, e as escolas nocturnas da incredulidade do século, e por isso sabia várias suas lições, e como Proteu tomar diferentes formas. Deísta e ceptico, onde nã podia mostrar-se ateu, seguindo as circunstâncias, tinha tudo que forma um sofista promto para todos os graus da rebelião.
Escondido e alapardado em suas trevas, o grande prazer de Weishaupt seria de ter destruído o mundo sem ver suas ruínas, nem ser visto. A consciência dos crimes é para ele, o que é para os homens honestos a da virtude. O prazer de fazer mal lhe bastava.Kingge era um desses seres frenéticos, invejosos e soberbos, que se mostram por toda a parte, que se metem em tudo, e que querem assoalhar, que eles só fizeram tudo. Tão ímpio um como o outro, detestam igualmente o freio das leis religiosas e civis. Weishaupt desde o princípio pesou suas proposições, a extensão de suas consequências; é necessário que sua revolução as realize todas; ele julgou não ter nada feito, se deixasse vestígios de leis sociais. A impiedade de Kmigge, e sua rebelião teve sua infância e sua graduação. Ele frequentou sucessivamente as escolas públicas, e as escolas nocturnas da incredulidade do século, e por isso sabia várias suas lições, e como Proteu tomar diferentes formas. Deísta e ceptico, onde nã podia mostrar-se ateu, seguindo as circunstâncias, tinha tudo que forma um sofista promto para todos os graus da rebelião.

Quando o inimigo comum, o príncipe das trevas se aproximou a estes dois entes; eles já possuíam o que podia fazer sua união abominável. O Barão Hanhoveriano tinha sido lançado sobre a terra quase no mesmo tempo, que ele brotou o monstro bávaro; e toda a sua vida parecia ter sido uma preparação contínua da figura, que devia fazer, associando-se a Weishaupt; principalmente para lhe abrir as portas dessas lojas maçónicas, e para delas extrair os mistérios, que deviam fazer a preparação para o seu iluminismo.

(continuação, VI parte)
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