08/03/14

"O SEGREDO REVELADO"

Para apresentar a obra "O Segredo Revelado ou Manifestação do Systema dos Pedreiros-Livres e Illuminados, e sua influência na fatal Revolução Franceza...", publicada em 1810, transcrevo a introdução feita pelo autor e traduzida pelo Pe. José Agostinho de Macedo:

RESPEITÁVEIS CONCIDADÃOS PORTUGUESES

"Com o maior acatamento ouso consagrar ao vosso patriotismo esta produção literária de um engenho atilado, e indagador, amigo da sua Pátria. Digna é sem dúvida da vossa atenção, e acolhimento, pela sua importância, que é tanto mais inestimável, quanto mais nos previne contra os inimigos da Pátria.

Tira das trevas à luz do dia a nefanda conjuração dos Jacobinos. Exibe os documentos originais, que lhes foram apreendidos nos seus arquivos, revela os seus mistérios, patenteia os seus sistemas, os autores, e os seus votos. E das confissões, e depoimentos destes mesmos conjurados, e dos seus próprios escritos (que o autor leu, e verificou) abastece-nos de provas individuais, e irrefragáveis, que o fim desta execranda seita, flagelo da humanidade, era, e é aniquilar toda, e qualquer Religião, (principalmente o Cristianismo) derrubar os Tiranos, e acabar as Sociedades civis. Estes são os votos formais dos motores invisíveis das calamidades gerais da Europa.

E quais são os vossos, concidadãos portugueses? Opor à impiedade o zelo da vossa Religião, e anarquia a amor, respeito, obediência, e fidelidade a um poder legítimo, como deveres os mais indispensáveis dos Vassalos para com os Soberanos; e a observância das leis, paz, amizade, e boa harmonia entre vós como o único manancial da ordem, e segurança do Estado.

E não os cumpris vós inviolavelmente, quando vos prestais a sacrifícios voluntários das vossas riquezas,da vossa fortuna, de todos os vossos interesses particulares, e até das vossas próprias vidas? Sim, vós tendes mostrado à Europa toda, ao mundo inteiro que, se estes malvadosTêm rerrubado tantos Altares, quebrado, ou dividido em pedaços tantos Ceptros, acabado tantas constituições, subjugado tantas nações, apunhalado, envenenado, e humilhado tantos potentados debaixo do jugo de uma escravidão ainda mais infame chamada aliança, vós com o maior denodo desagravastes o vosso Deus, e restaurastes as vossas leis, e vosso ceptro. Debalde intentraram entrelaçar-vos nos seus insidiosos laços, vós sois portugueses, e ist sobeja.

À vista pois de tão alentados, e heroicos esforços ficam bem patentes os vossos sentimentos a respeito desta seita execrada; e nem eu posso duvidar da vossa protecção. Infelizmente tendes experimentado os efeitos ruinosos das suas conspirações, não era justo que o ignorásseis aos seus planos. Pretendeis afastá-los dos vossos limites, releva um conhecimento individual da gravidade dos seus atentados. Estes são os motivos da minha ousadia, e eis aqui apadrinhada a minha oferta. Dignai-vos portanto acolhê-la debaixo dos vossos auspícios, e ficam satisfeitos os meus desejos.

O Céu eternize a prosperidade do nosso País, e defenda a nossa causa, baldando os terríveis projectos dos sofistas da impiedade, e da rebelião."

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES