16/09/12

"VIOLÊNCIA" - OUTRA PALAVRA MUTILADA (III)

(continuação da II parte)

Violência que se há de fazer à enfermidade

“Agiológio Dominicano, Vida dos Santos, Beatos, Maryres, …” Tomo: Abril/Junho. LISBOA, 1710

(pág. 8) “Em prémio destas dores o regalava Deus muitas vezes, fazendo que esquecido de todas as coisas criadas, se deliciasse entre as doçuras do Paraíso. Era tal o ímpeto do seu espírito, nestas ocasiões, que lhe era necessário fazer violência ao corpo, para se não elevar; especialmente quando se achava em público ou celebrava o Santo Sacrifício da Missa,”

(pág. 100) “Quando as Religiosas de Procena souberam o que passava, lhe mandaram pedir perdão da desobediência, conhecendo que não há força na terra que possa resistir à violência da Oração feita por uma alma amante de Deus.”

(pág. 125) “De tal sorte se elevava em Deus, especialmente no Ofício Divino, que se era necessário dizer-lhe alguma coisa no Coro, devia preceder puxarem por ela com empenhada violência, para a fazerem entrar em si.”

(pág. 203) Da carta que o Rei D. Sebastião enviou ao Papa S. Pio V: “Damos infinitas graças ao poderoso Deus, que foi servido aceitar as piedosas lágrimas de Vossa Santidade, e os contínuos jejuns em idade tão pesada; pois por sua grande misericórdia, ouviu as suas fervorosas súplicas e enternecidos suspiros que fizeram violência ao Céu.”

(pág. 222) “Com efeito, sem mais justiça nem razão que a sua vontade e ambição, lançou os Religiosos fóra do Mosteiro por violência, prometendo edificar-lhe outro.”

(pág. 223) “Muitas vezes era sua alma arrebatada com tal violência que, levando juntamente o corpo, o viam suspenso no ar em maravilhosos extasses.”

(pág. 253) “A devoção para com o Senhor Sacramentado foi imponderável. Na sua Divina presença, como no seu centro, é que as vorazes chamas do amor de Deus que a consumiam, minoravam de alguma sorte a sua santa e amável violência.”

(pág. 254) “Um Cavalheiro ameaçou-a que visto não querer condescender a seu apetite, alcançaria a violência, o que não podia conseguir o interesse ou o rendimento. Respondeu ela que o braço de Deus era mais valente que todos os atrevimentos humanos;”

(pág. 273) “Publicou-se um édito contra os Ministros da Fé Católica, e sobre estavam já presos os que andavam pelas outras Cidades. Disse-lhe o Vice-Rei, que era seu afeiçoado, se ausentasse ou escondesse enquanto passava esta primeira violência: porém ele desejava tanto firmar com o seu sangue as verdades da sua pregação que agradecendo a amizade não aceitou o conselho.”

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES