16/09/12

S. TEOTÓNIO - PRIMEIRO SANTO DO REINO DE PORTUGAL (IV)

(continuação da III parte)


Exercita S. Teotónio as Primeiras Ordens

"3. Levava a luz do Evangelho, e mostrava obras de luz aos próximos. Imaginai, se podeis, quais seriam depois os primores do seu fervor, e de seu zelo santo no Sacerdócio, sendo tão exemplar sua vida no ofício de Ostiário. Não desprezava as cousas mínimas nem as maiores obrigações. Sempre estava solícito, se os altares eram bem asseados, se as paredes eram limpas de todo o pó e teias de aranha, se o pavimento era de todo limpo, o Sacrário puríssimo, os vasos reluzidos, as lâmpadas acesas.

4 . Depois é ordenado subdiácono. Quem poderá explicar, como servia a Deus em humildade, levando ao altar aos diáconos os vasos do Corpo e Sangue de Cristo? E depois os trazia; limpando, e lavava os corporais, palhas, e toalhas: administrava ao Bispo as galhetas, o gumil, e manutérgio; e dava água aos Sacerdotes e Levitas para lavarem as mãos diante do altar? Eu cuido de ser isto evidência, de que nele se preparava um Sacerdote irrepreensível para a Igreja de Deus. Nem referirei a devoção singular, com que dizem, que avisava a todos em voz clara, sendo já diácono, ou a dobrar os joelhos, ou a orar, com que dispensava, e repartia os Sacramentos de Deus; prégava o Evangelho, e assistia aos Sacerdotes em todos os ministérios de Cristo. Ele no altar ajuntava e dispunha as oblações; compunha a mesa do Senhor, e a vestia. Vamos ao Sacerdócio. Ele, como disse, adornado de tais costumes chegou ao Sacerdócio; não seguindo a presunção de alguns, mas ao costume da Universal Igreja. A Igreja sim foi a que o buscou, e chamou; não foi ele o que imprudentemente se ingeriu, e intrometeu.

Aditamentos 

Em Viseu parece residia já S. Teotónio, quando recebeu as suas primeiras Ordens da mão do Bispo de Coimbra. Em Viseu entrou com 16 anos, e aí residiu até aos 34, pois entrava já aos 50 quando tomou a resolução de concorrer para a nova reforma de sua Ordem Canónica, fundando com os mais companheiros o insigne Mosteiro de S. Cruz. Em Viseu, bem dilatado campo de suas glórias, se conservou sempre mui fresca a memória deste se prodigioso Protector. É de especial estimação na Sé a casa do Cabido, lugar próprio da cela em que morreu S. Teotónio."

(continuação, V parte)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES