27/09/12

SOU RACISTA?...

 Esta semana estive numa festa de aniversário onde alguém fez certa afirmação que continha a palavra "racistas". Eu aproveitei para dizer "se assim é, eu sou racista talvez". Houve um silêncio de segundos naquela longa mesa de banquete. Eu continuei explicando o meu "talvez".

Aproveito este acontecimento para partilhar no blogue o problema.

Expliquei que, se admitir que há raças diferentes é racismo, eu terei de me admitir como "racista". Mas teremos então de considerar que a biologia e a antropologia seriam também racistas.

Há superioridade de raças? Há características nos asiáticos que os tornam geneticamente mais aptos em certas coisas, como há características que os tornam menos aptos noutras coisas, e em relação aos negros ou aos outros. Acontece que, hoje, um asiático, por exemplo, é aquele nativo da Ásia mas ignora-se que é aquele que é geneticamente oriundo da raça própria da Ásia. A geografia é agora a referência determinante em relação à genética, e foram ambas separadas: torna-se difícil chamar "asiático" a alguém que nasceu em Nova York e que sua família ai viva há mais de uma geração.

O racismo, diziam-me, seria afinal a "descriminação de uma raça". Ora, esta palavra "descriminação" é daquelas que está manipulada e corrompida: discriminar é, na verdade, o procedimento pelo qual se distingue uma coisa de outra pelas suas características, mas a burrocracia bombardeia-nos com seus slogans (a discriminação seria uma odiosa maldade um tanto indefinida por motivo de apontar diferenças apenas negativas, ou aparentemente negativas).

No uso tonto que se faz de "racismo" há a suposição de hegemonia: que uma raça, pelas suas diferenças, seja superior a outra em tudo. Neste caso, seria então mais justo falar em "hegemonia rácica".

O evolucionismo foi o pressuposto que levou a fundamentar a ideia de que a raça negra seria um estádio anterior de evolução da humanidade, e levou ainda à terrível conclusão de que era um benefício para a humanidade implantar uma lei eugénica para fazer progredir geneticamente a humanidade (ver Hitler e a eugenia). Mas, o evolucionismo continua a ser creditado... 

Enfim... fico sem saber o que é "racismo" e se a invenção recente dessa palavra tem algum cabimento ou é mais uma manipulação ideológica dos programas ocultados...

Por favor... não adianta consultar "racismo" em wikipedias e dicionários recentes que seguem as bitolas ideológicas que acuso.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES