12/02/12

O CATECISMO CATÓLICO - "Puro e Duro"... (II)

(2ª parte do artigo "El Catecismo Católico" - Roma, ano VII - Nº 32, Verão 1973/74 BUENOS AIRES)

A Realidade Concreta da Vida Interior

"Teoricamente, poder-se-iam ensinar as verdades necessárias para a salvação de outro modo; não seria a explicação do Credo, do Pai Nosso ou dos mandamentos, a única maneira. Mas não temos que lançar hipóteses e possibilidades meramente teóricas. Trata-se antes de saber o que é realmente necessário ás crianças na vida sobrenatural (vida da alma) de cada dia.

Com os novos catecismos, as crianças não sabem mais o Pai Nosso nem o Credo. Na melhor das possibilidades, repetem o Pai Nosso e o Credo que não lhe explicaram realmente. Não aprendem mais a fazer exame de consciência quotidiano, ou na melhor das hipóteses não o fazem tendo como referência os dez mandamentos.


Com o pretexto de afastar o que é "abstracto" e de ensinar um "comportamento religioso concreto", os novos catecismos perderam completamente de vista a realidade: ou seja, que a vida religiosa quotidiana está primeiramente fundada sobre a oração de cada dia e o exame de consciência.

A oração quotidiana, o exame de consciência de cada dia progridem à medida que a explicitação do Credo é feita, igualmente do Pai Nosso e dos mandamentos da lei de Deus: tal é a realidade concreta e vivente, tal é a pedagogia católica. Nenhuma outra pode substituir os Dez mandamentos, o Pai Nosso e o Credo. Deixar ás crianças o Credo, sem Pai Nosso, sem mandamentos - deixá-los sem explicação do catecismo - é condená-los a um abandono espiritual espantoso. Neste abandono, espiritualmente órfão, tornam-se verdadeiros selvagens.

Com os novos catecismos, no melhor dos casos, o Credo, o Pai Nosso e os Mandamentos sobrevivem como fórmulas recitadas de memória sem serem explicadas jamais.

O absurdo mais criminoso dos novos catecismos é a não consideração do seguinte facto capital: Credo, Pai Nosso e mandamentos são, por um lado, os textos que a criança reza quotidianamente, são pontos fixos da sua vida interior (são os textos mais oficiais da Santa Igreja, os mais fundamentais da vida cristã - por isto foram sempre explicados). Segundo a pedagogia tradicional da Igreja, é justamente a explicação que procura fornecer os conhecimentos necessários para a salvação.

Recordemos então que o Credo, ou Símbolo dos Apóstolos, é o resumo da doutrina cristã composta pelos primeiros Apóstolos. O Pater (Pai Nosso) e os Dez Mandamentos são a oração e a lei revelados por Deus.  É de tudo isto que os novos catecismos amputam."

(Continuação, aqui)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES