12/02/12

MANDAMENTOS - MORAL CRISTÃ - CATECISMO (I)



CAPÍTULO I

MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS

§1.º Mandamento da Lei de Deus em Geral

161. - Que são os mandamentos da lei de Deus?
Os mandamentos da lei de Deus ou Decálogo são as leis morais que Deus no Antigo Testamento deu a Moisés no monte Sinai, e que Jesus Cristo aperfeiçoou no Novo.

162. - Que é que nos impõe o Decálogo?
O Decálogo impõe-nos os mais estritos deveres da natureza para com Deus, para comnosco e para com o próximo, como também os outros deveres que deles derivam, como por exemplo, os do próprio estado.

[Apontamentos: Os mandamentos são leis morais que Deus deu. Por "lei" deve entender-se a ordem que o legítimo superior dá sobre o que se há-de fazer-se ou evitar-se. É portanto uma norma, uma medida das acções segundo a qual se impele a fazer ou a não fazer uma coisa determinada. Assim Deus dá estas normas para que o homem se oriente ao bem e não ao mal, por isso estes mandamentos determinam claramente o que é bem e o que é mal e assim são morais. São lei natural que Deus imprimiu na nossa alma e que é regra da moralidade de TODOS os actos e leis humanas. Os mandamentos foram dados a Moisés para todos os homens, em especial para os hebreus. Deus deu outras leis próprias para os hebreus tais como as cerimoniais e as judiciais que estavam assim condicionadas a sua natureza, o que não acontece com as morais. Com Nosso Senhor, as morais foram completadas e aperfeiçoadas e as restantes cessaram. Um exemplo do aperfeiçoamento, nos preceitos morais, é que os mandamentos, alem de se aplicarem às obras devem ser aplicados ao domínio do pensamento. Os mandamentos devem ser bem estudados.]

163. - Os nossos deveres para com Deus e para com o próximo a que se reduzem?

Os nossos deveres para com Deus e para com o próximo reduzem-se à caridade, isto é, ao "máximo e primeiro mandamento" do amor de Deus, e ao outro "semelhante" do amor ao próximo: "destes dois mandamentos, disse Jesus Cristo, depende toda a lei e os profetas". (S. Mateus, XXII, 38-40; Fórmula 14)

164. - Porque é que o mandamento do amor de Deus é o máximo mandamento?
O mandamento do amor de Deus é o máximo mandamento porque aquele que o observar, amando a Deus com toda a sua alma, observa certamente todos os outros mandamentos.

[Apontamentos: Temos deveres para com Deus, nosso supremo Senhor e Pai, e para com o próximo temos dever de caridade (ou seja, ao amor: amar a Deus de todo o coração e sobre todas as coisas; amar o próximo como a nós mesmos por amor de Deus). Os mandamentos estão dispostos por grupos e por ordem de importância. Os 3 primeiros referem-se directamente a Deus: como Criador (ser-Lhe fieis), como Pai (respeitar o Seu nome), Senhor e Dominador (servi-Lo e honrá-Lo). Os deveres que tempos para com Deus devem-se pelos Direitos que Deus tem. Há que amar sinceramente a Deus sobre todas as coisas.]

165. - Os mandamentos da lei de Deus podem observar-se?
Os mandamentos da lei de Deus podem observar-se todos sempre, ainda nas tentações mais fortes,com a graça de Deus não nega nunca a quem o invoca de todo o coração.

[Apontamentos: Deus não manda em sua lei coisas que não possam ser feitas. Aqueles que consentem em não guardar os mandamentos estão ameaçados com o inferno eterno. É importante dizer, sobretudo nos nos tempos que correm, que basta uma alma estar nas garras de um pecado mortal para que em morrendo vá para as chamas do inferno por toda a eternidade. Deus dispõe-se a vir em nosso socorro sempre que Lhe pedimos auxílio para cumprir a Sua vontade (isto não substitui os meios próprio que Ele dispõe, como é o caso da confissão). A lei de Deus é o jugo mais suave e o seu peso o mais leve. Os mandamentos não são tão custosos como certamente aparente nos dias de hoje se não negligenciarmos o auxílio da graça para os podermos observar. É recomendável que os mandamentos sejam todos os dias recitados pedindo a Deus a sua observância. "Tudo posso n'Aquele que me conforta" (Filipenses, IV, 13), "E porei o meu espírito no meio de vós; e farei que vós andeis nos meus preceitos, que guardeis as minhas ordenanças, e que as pratiqueis." (Ezequiel, XXXVI, 27)]

(Continuação, AQUI))

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES