04/01/12

CHANTAGEM do "O POVO É QUEM MAIS ORDENA"


"Alguns homens, negando com completo desprezo os princípios mais certos da sã razão, atrevem-se a proclamar que a vontade do povo, manifestada pelo que eles chamam de opinião pública ou de outro modo qualquer, constitui a lei suprema, independente de todo o direito divino e humano" ("Quanta Cura" - Pio IX)

"Muitos dos nossos contemporâneos, seguindo a pegada daqueles que no século passado deram-se a si mesmos o nome de filósofos, afirmam que o poder vem do povo [...]. Muito diferente é neste ponto a doutrina católica, que coloca em Deus, como em princípio natural e necessário, a origem do poder político". ("Diuturnum Illud" - Leão XIII)

"Daquela heresia nasceram no século passado uma filosofia falsa, o chamado novo direito, a saberania popular e uma descontrolada licença, que muitos consideram como a única liberdade." ( "Diuturnum Illud" - Leão XIII)

"As leis ondenam-se ao bem comum, e não são ditadas pelo voto nem em juízos falazes da multidão, senão pela verdade e pela justiça".  ("Diuturnum Illud" - Leão XIII)

"Rejeitam a doutrina recordada por leão XIII sobre os princípios essenciais da sociedade, colocando a autoridade no povo". ("Notre Charge Apostolique" - S. Pio X)

"Desde o momento em que se quis atribuir a origem de toda a humana potestade, não a Deus, Criador e dono de todas as coisas, senão à vontade arbitrária dos homens, os vínculos de mútua obrigação que devem existir entre os superiores e os súbditos, afrouxaram-se ao ponto quase chegar a desaparecer [...]. Perante semelhante desenfreio no pensar e no fazer que destrói a constituição da sociedade humana, [...] recordamos aos póvos aquela doutrina que não pode ser mudada pelo capricho humano: Não há autoridade senão por Deus, e as que existem, por Deus foram ordenadas". ("Ad Beatissimi" - Bento XV)

"Não menos nocivo para o bem-estar das nações e de toda a sociedade humana é o erro daqueles que com tentativa temerária pretendem separar o poder político de toda a relação com Deus, do qual dependem como de causa primeira e de Supremo Senhor, tanto os indivíduos como as sociedades humanas". (Summi Pontificatus" - Pio XII)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES