24/11/11

MANUAL DA LIGA ANTI-MAÇÓNICA (V)



Aprovação de Sua Em.ª Ver.mª o Sr. Cardeal Patriarca

Aprovamos e muito recomendamos aos fiéis do Nosso Patriarcado o MANUAL DA LIGA, já pelo Santo Padre Leão XIII aprovado, como um poderoso meio de aviar a fé e a piedade cristã.

Quando por toda a parte os homens se unem e ligam entre si para os interesses materiais, e ainda no intuito do mal, que promovem contra o bem; e mormente as sociedades maçónicas, que mirando todas a um fim comum, por todo o mundo procuram adeptos, que se alistem nas bandeiras de Satanás para sustentarem uma luta de morte contra a Igreja de Deus, da qual somos filhos, não procuremos nós, os filhos desta mãe carinhosa, alistar por toda a parte também soldados fiéis, que militam nas bandeiras de Cristo, para repelir-nos os esforços dos inimigos do nome cristão?

O MANUAL DA LIGA preenche este sublime fim, despertando assim a Fé e piedade nos corações tíbios; e da LIGA advirá a coragem, que muitas vezes falta a quem está só.

Não duvidamos pois não somente aprovar e autorizar o MANUAL DA LIGA, mas ainda conceder a quem fizer uso deste opusculo, ou entrar nesta Liga de amor a Nosso Senhor Jesus Cristo -
Cem dias de indulgência - por cada dia, que rezar um Padre Nosso ao Sagrado Coração de Jesus pela conversão dos pecadores.

Paço de S. Vicente de Fora, 14 de julho de 1886.
+ José, Cardeal patriarca.


Aprovação do Ex.mº e Ver.mº Snr. Arcebispo de Mitilene, Dig.mº Vigário Geral do Patriarcado

Aprovamos o opúsculo intitulado MANUAL DA LIGA ANTI-MAÇÓNICA, traduzido em português, e muito desejamos se espalhe a doutrina nele contida para bem da Religião e da Sociedade.

Lisboa, Paço de S. Vicente, 21 de julho de 1886.
+ João, Arcebispo de Mitilene

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES