29/09/11

S. MIGUEL ARCANJO - 29 de Setembo
































Festa de 1ª classe esta do Arcanjo S. Miguel, um dos meus patronos. Honra lhe seja dada.

Para assinalar a festa escolhi um texto do "Tratado do Anjo da Guarda" (ano de 1621). Trata o texto a participação do Arcanjo S. Miguel no fim dos tempos contra o Anticristo e auxiliando os poucos escolhidos fiéis a Cristo:

"E no fim do mundo, quando pelejarem todas as criaturas corpóreas pela honra de seu Criador contra os doidos, e reféns pecadores, o príncipe S. Miguel, capitão da Igreja, dizem-no D. Metódio mártir e  o Comentador, que tem à sua conta grandes obras e que fará o executar delas. A primeira obra grande que fará, dizem estes Doutores, será ajudar, fortificar, e alumiar os escolhidos de Deus para que não sejam enganados das terribilíssima tentações do Anticristo que, com grandes milagres aparentes, e falsos, e sofísticas razões, e falsa sabedoria humana, e com muitas honras e riquezas que dará, e com grandes forças e tormentos, se fará adorar dos homens e ter-se por verdadeiro Cristo desfazendo na Fé e Graça do Redentor, o que fará primeiro na geração dos judeus, os demónios que entram por divina permissão estarão mais soltos, com maiores artes conselhos e violências ajudando ao Anticristo procurarão, quanto poderem, de render e inquietar os amigos de Nosso Senhor JESUS Cristo. Naquele dias o Anticristo e seus diabólicos oficiais darão tão extraordinários tormentos aos fiéis servos de Cristo e com tantas manhas induziram os bons a deixar a Lei e a Fé divina que deles disse o Senhor que, se pela misericórdia divina não fossem abreviados [os dias], cairiam os escolhidos em tanta confusão quanta haverá naquele tempo no qual, para esforço dos fiéis Cristãos tão perseguidos, trará o Arcanjo S. Miguel ao mundo e à cidade de Jerusalém a Henoc e Elias, que pregarão a verdade da Fé, e confundirão ao Anticristo e aos seus e por eles serão martirizados em testemunho da Fé de Cristo (e crêem alguns Doutores que S. Miguel virá buscar a estes dois santos e os levará em corpo e em alma para o céu e que isto fará em presença de toda a gente dos quais os escolhidos terão mui grande consolação e esforço)."

O Arcanjo S. Miguel é o anjo custódio de Portugal e foi até hoje o único anjo de um país a aparecer (aparições em Fátima - Portugal). Sobre este assunto veja aqui, e depois aqui.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES