29/09/11

VISÃO DO INFANTE SANTO MOMENTOS ANTES DE SUA MORTE

O Infante D. Fernando, conhecido como Infante Santo, momentos antes da morte teve uma visão de Nossa Senhora com o arcanjo S. Miguel e S. João evangelista.

Pediu o Infante ao seu Confessor segredo condicional:

"Agora vós me prometereis que assim como em confissão recebais quanto vos agora disser, e que o não digais a alguma outra pessoa aqui neste cativeiro, salvo depois que fordes para Portugal ou que virdes que sobre este corpo alguma coisa se encaminha, ou que fintais que louvor de Deus e da Virgem Maria (...)"

Eis a visão:
"E então começou [o Infante] a dizer: Duas horas seriam antes da manhã que eu jazendo, e pensando nas angústias deste mundo e na glória dos bem-aventurados, me começou a vir ao coração uma grande saudade e desejo de me ir deste mundo; e nisso, fixei os olhos naquela parede e vi na minha frente uma senhora assentada num alto estrado junto de muitas gentes famosas; e logo conheci e me pareceu que aquela era a Virgem Maria Madre de Deus, dos pecadores defensora e advogada; e na frente dela se pôs em joelhos um dos daquela sua companhia dizendo-lhe: Peço-te, Senhora, que te queiras condoler deste teu servo, e que tanto neste mundo te honrou e serviu sempre. Vê, Senhora, quanto já tem padecido, e roga a teu Filho que determine suas paixões que tantas são; ofereço-te eu, Senhora por ele meus rógos, porque é meu devoto. Praza-te de pores e colocares entre nós outros. Quando lhe eu isto ouvi, atentei por ele e vi-lhe ter um pendão com a Cruz na mão, e na outra uma balança sinais, com que os Cristãos costumamos pintar o Arcanjo S. Miguel, e entendi ser ele aquele, que Deus por aqueles sinais mo quis dar a conhecer e por tal o conheci. E logo depois dele outro se colocou em joelhos, que trazia numa mão um cálice, e na outra um livro aberto no qual eu li o primeiro Evangelho de S. João, que diz: In princípio erat Verbo, pelo que logo o conheci sem dúvida alguma, Este lhe disse: Madre, e Senhora havei piedade deste vosso servo, e meu devoto, não o deixeis jamais padecer, que é tempo de entrar ao convite da glória com nossos irmãos. A suplicação destes dois, que eu somente conheci, e ouvi, a Senhora Virgem Maria com vulto mui gracioso olhando para mim disse, que em este mesmo dia seria trazido, e posto ente eles. E isto dito me desapareceu, e naquilo me começastes vós de falar da qual visão eu fui muito consolado e verdadeiramente eu me hei hoje de partir deste mundo."

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES