14/09/11

COMUNICADO OFICIAL DO VATICANO RELATIVAMENTE Á FSSPX (14 de setembro de 2011)

O comunicado oficial do Vaticano, sobre o encontro com o superior da FSSPX, saiu.

Agora há elementos suficientes para continuarmos certos assuntos que aqui no blogue ASCENDENS ficaram em suspenso.

Tradução para português é ASCENDENS:


"CIDADE DO VATICANO, 14 de SETM. 2011 (VIS.) – Segue o comunicado hoje emitido aos média pelo Gabinete de Impressna da Santa Sé sobre a situação da Fraternidade Sacerdotal S. Pio X.

A 14 de Setembro de 2011, na sede da Congregação para a Doutrina da Fé, teve lugar um encontro entre o Cardeal William Joseph Levada, Perfeito da mesma congregação e Presidente da Pontfícia Comissão Ecclesia Dei, o Arcebispo Luis Ladaria, S. J., secretário desta congregação e Mons. Guido Pozzo, secretário da Pontifícia Comissão Ecclesia Dei com o Bispos Bernardo Fellay, Superior Geral da Fraternidade Sacerdotal S. Pio X, e os reverendos Niklaus Pfluger e Alains-Marc Nely, respectivamente primeiro e segundo Assistente geral da Fraternidade.

À raiz da súplica dirigida pelo Superior Geral da Fraternidade Sacerdotal S. Pio X a Sua Santidade Bento XVI a 15 de dezembro de 2008, o Santo Padre decidiu levantar a excomunhão aos quatro Bispos consagrados pelo Arcebispo Lefebvre, e ao mesmo tempo, abrir uma série de colóquios doutrinais com a dita Fraternidade com o fim de acelerar os problemas de ordem doutrinal e superar a fractura existente.

Em cumprimento das disposições do Santo Padre, uma comissão mista de estudos formada por peritos da Fraternidade Sacerdotal S. Pio X e por peritos da Congregação para a Doutrina da Fé reuniu-se em oito sessões que se celebraram em Roma entre outubro de 2009 e abril de 2011. Estas conversações, cujo o objecto era expor e analisar as dificuldades doutrinais essenciais sobre temas controversos, conseguiram aclarar as respectivas posturar e seus motivos.

Inclusivamente tendo em conta as preocupações e instâncias colocadas pela Fraternidade Sacerdotal S. Pio X com respeito à custódia da integridade da Fé católica frente à hermenêutica da ruptura do Concílio Vaticano II com a Tradição, mencionada no discurso de Bento XVI à Cúria Romana a 22 de dezembro de 2005, a Congregação para a Doutrina da Fé considera que a base fundamental para conseguir a reconciliação plena com a Sede Apostólica é a aceitação do texto do Preâmbulo doutrinal entregue na sessão de 14 de Setembro de 2011. Tal preâmbulo estabelece alguns princípios doutrinais e critérios de interpretação da doutrina católica, necessários para garantir a fidelidade ao Magistério da igreja e o “sentire cum Ecclesia”, deixando aberto, ao mesmo tempo, uma discussão legítima, em estudo e as explicações ou formulações particulares presentes nos documentos do Concílio Vaticano II e do Magistério sucessivo.
Durante a mesma sessão, foram propostos alguns elementos para uma solução canónica para a Fraternidade Sacerdotal S. Pio X, na continuação da eventual e esperada reconciliação.”

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES