El-Rei D. José (Terreiro do Paço, Lisboa, Portugal) |
Carta Régia de D. João V, de 6 de Junho de 1714, à Câmara de Lisboa, pelo nascimento do Infante D. José.
“Vereadores e procuradores do senado da Câmara da cidade de Lisboa e procuradores dos mestre dela, eu El-Rei vos envio muito saudar. Hoje foi Deus servido, por Sua divina bondade, dar a estes reinos um infante, e, porque esta feliz notícia será de grande contentamento para todos meus vassalos, fui servido que se vos participasse, para que a festejeis com aquelas demonstrações de alegria costumadas em semelhantes ocasiões, no que estou certo não faltareis como tão bons e fieis vassalos.”
O Infante D. José, Príncipe do Brasil, nasceu dia 6 de junho de 1714 no Palácio da Ribeira, filho de D. João V de Portugal e de D. Maria Ana de Áustria. Duque de Bragança e Príncipe do Brasil.
"O infante foi baptizado no dia 27 de Agosto do mesmo ano [1714], sendo padrinho o Rei Luís XIV de França, representado pelo seu embaixador extraordinário Reinaldo de Mornay, Abade de Orleans, e madrinha a Imperatriz Isabel que passou procuração para ser representada no acto pela Infanta D. Francisca. No dia 29 foi a Rainha á igreja de S. Roque, conforme a sua devoção, oferecer seu filho a Deus, por intercessão de S. Francisco Xavier.Na forma usada em ocasiões análogas o senado, no segundo domingo de Setembro, fez uma procissão solene também em acção de graças, procissão que foi da Sé é igreja de S. Roque, e é qual assistiu a Família Real das janelas do Paço da Ribeira, que deitavam para a rua Nova dos Ferros." (Freire de Oliveira, em "Elementos Para a História do Município de Lisboa)
Sem comentários:
Enviar um comentário