06/06/11

CARTA DE LUÍS XIII de FRANÇA A D. JOÃO IV DE PORTUGAL (14 de junho de 1641)

O voto de Luís XIII a Nossa Senhora
(pintura de Dominique Ingres, 1824. Catedral de Notre Dame, Montauban, França)





































Depois do reinado dos Filipes como Reis de Portugal e de Espanha, D. João IV recupera a Coroa para mãos unicamente portuguesas (legitimação) a 1 de Dezembro de 1640. Pouco depois D. Luís XIII de França escreve esta carta como sinal de reconhecimento de tal legitimidade.

"Ao Altíssimo e Excelentíssimo, e Poderosissimo Principe nosso Caríssimo, e Amantíssimo com irmão, e Primo Rei de Portugal." (sobrescrito)

"Altíssimo e Excelentíssimo, Poderosíssimo Príncipe nosso Caríssimo bom Irmão, e Primo, nos estamos muito contentes de saber, pelas cartas que Francisco de Mello do Conselho de V. Majestade, e de seu Parlamento, e seu Monteiro mor, e António Coelho Carvalho, também do Conselho de V. Majestade e do seu Parlamento Supremos, ambos seus Embaixadores nos deram, e por sua boca nos representaram o consentimento universal, e aplauso geral, com o qual V. Majestade foi recebido por legítimo sucessos dos antigos Reis de Portugal, e aclamado por soberano desse Reino; eles poderão mostrar a V. Magestade o gosto que disso tivemos, e lhe mostrámos ter, e também alegria, que recebemos, dos oferecimentos que V. Majestade nos fazia pela sua carta como também das proposições da boa amizade entre nossas pessoas, e de toda a boa correspondência, e comerciar entre nossos vassalos, deixando à sua conta o informar a V. majestade de tudo o que eles negociarão connosco. Não fazemos a presente carta mais larga, que para mostrar a V. Majestade o quanto lhe desejamos uma contínua prosperidade, e assegurar-lhe o desejo que temos de dar a entender a V- Majestade, por todas as vias, a seguridade de minha afeição, em tudo o que for conservar o bem de seus Reinos; e V. Majestade, pode crer verdadeiramente, que meu amor é tal para V. Majestade, como eu o relato nesta Carta Concluindo. Rogamos a Deus, que tenha a V. Magestade Altíssimo e Excelentíssimo e Poderosissimo Principe nosso Carissimo, e amantíssimo bom Irmão e Primo em sua santa e divina graça e guarda.  Escrita em Abbavilla, 14 de Junho de 1614.

Vosso Irmão e Primo
LUIS"


Facsimile da cópia da Carta, em PDF

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES