01/05/11

"CATECISMO CATÓLICO DA CRISE NA IGREJA" (7)

II

A FÉ



7. SERÁ A SANTA ESCRITURA A ÚNICA FONTE DA REVELAÇÃO?

Dizer que a Escritura Santa é a única fonte da Revelação é erro próprio do protestantismo. O ensinamento transmitido oralmente pelos Apóstolos, que se chama Tradição apostólica, é também, ao lado da Santa Escritura, uma verdadeira fonte da Revelação.(15)

a) Podemos encontrar na própria Sagrada Escritura a menção duma outra fonte de Revelação?
- Nem tudo o que Jesus disse e mandou se encontra na Sagrada Escritura. A própria sagrada Escritura o diz: "há muitas outras coisas que Jesus fez; se as quiséssemos contar em pormenores, penso que o mundo não poderia conter todos os volumes que seria necessário escrever" (João 21, 25). Nesta época, escrevia-se muito menos do que hoje; assim a Tradição oral tinha um lugar maior.

b) Que outra razão podemos invocar para mostrar a necessidade da Tradição?
- É unicamente pela Tradição que conhecemos certas verdades reveladas por Deus, e nomeadamente alguns livros que pertencem à Escritura Santa. De facto, pela Tradição discernimos que há outros "Evangelhos" e pretensas cartas dos Apóstolos, mais que não são que autênticos escritos bíblicos. (Os protestantes, que apenas querem aceitar a Bíblia como fonte de fé, deverão ao menos referir-se à Tradição, porque é unicamente Dela que é possível aceitar a Santa Escritura.(16))

c) Qual é a primeira das duas fontes da Revelação , a Tradição ou a Sagrada Escritura?
- A Tradição é a primeira das duas fontes da Revelação:

. Pela antiguidade (Os Apóstolos começaram por pregar);
.. Pela plenitude (Sendo na origem da Escritura Santa, a Tradição contem todas as verdades reveladas por Deus.)
... Pela suficiência (A Tradição não precisa da Sagrada Escritura para fundamentar a sua Autoridade divina; pelo contrário, é ela que dá a lista dos livros inspirados por Deus e que permite reconhecer o sentido autêntico deles).


(15) - "O Concílio Ecuménico de Trento ensina que a Revelação está contida na Sagrada Escritura e nas tradições escritas que os Apóstolos receberam da boca do próprio Cristo, o que foram transmitidas como de mão em mão após lhes terem sido ditadas pelo Espírito Santo, e que chegaram até nós." (DS 1501) Este ensinamento pode também ser conferido no Concílio Vaticano I (DS 3006)
(16) - Ver o artigo "Os erros de Lutero e o Espírito do Mundo Actual" do Padre Franz Schmidberger, no Sel De La Terre nº4, p. 15-17 (os editores)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES