01/05/11

"CATECISMO CATÓLICO DA CRISE NA IGREJA" (6)

II 
A FÉ


6. O QUE É A FÉ?

A Fé é uma virtude sobrenatural pela qual, apoiados sobre a própria autoridade de Deus, atraídos e ajudados pela Graça, mantemos a convicção que tudo o que foi revelado é absolutamente verdade.(14) (Crença nas verdades reveladas, com a assistência de Deus pela Graça)*

a) Logo, a Fé pressupõe uma revelação?
- Sim, a Fé é adesão do homem à Revelação de Deus.

b) Como Deus se revelou aos homens?
- Deus falou aos homens por Moisés, os profetas e sobretudo pelo seu Filho único (Deus Filho), Nosso Senhor Jesus Cristo.

c) Quais são as verdades que o homem conhece através da Revelação?
- Pela Revelação divina, o Homem conhece os atributos de Deus e a sua essência trinitária; Conhece também o seu próprio destino eterno: A visão de Deus no céu. A Revelação finalmente lhe mostra o caminho a encertar para alcançar esta finalidade: A observância dos mandamentos de Deus e a recepção dos sacramentos, que são os meios de Salvação instituídos por Deus.

d) Porque é que a Fé é chamada sobrenatural?
- As verdades reveladas por Deus, que são o objecto da Fé, ultrapassam a capacidade natural da nossa inteligência  Então não é possível aderir sem um auxílio de Deus, que se chama Graça.

e) Qual é o motivo que nos faz aderir às verdades reveladas por Deus?
- O motivo da Fé é unicamente a autoridade de Deus que se revela. Acreditamos as verdades da Fé porque Deus as afirmou e não porque nós delas tivéssemos conhecimento por nós próprios. Acreditamos por exemplo na Santíssima Trindade ou na divindade de Jesus Cristo, não porque nós teríamos descoberto estas verdades pela nossa inteligência, mas porque Deus no-las revelou.

f) Como é que a Fé nos é comunicada?
- Uma fonte da Fé é a Sagrada Escritura ou Bíblia. Divide-se em duas partes: O Antigo Testamento que contem a revelação de Deus ao povo judeu antes da vinda de Jesus Cristo, e o Novo Testamento que transmite explicitamente a Revelação cristã.

g) Em que é que a Sagrada Escritura se distingue dos outros escritos religiosos?
-A Escritura Sagrada é inspirada pelo Espírito Santo. Isso quer dizer que não é um mero escrito humano, mas que através de autor humano, é Deus que é o autor principal. Deus guiou o homem de maneira misteriosa para redigi-la. Por esta razão, a Escritura Santa é, no sentido próprio , Palavra de Deus.


(14) - O Concílio Ecuménico de Trento ensina que  a Fé é uma virtude sobrenatural pela qual, atraídos e ajudados pela graça de Deus, acreditamos como verdade tudo o que Ele nos revelou, não como se estas coisas consideradas à luz natural da nossa razão, se imponham em si próprias como verdade, mas por causa da autoridade do próprio Deus que no-las revela e porque Ele não se pode enganar nem enganar-nos" (DS 3008)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES