11/04/11

"ROMA - ROMA ETERNA" (II)




"ROMA"
(ano VIII - nº 33, abril 1974)



Bispo Expulsa Sacerdotes Comunistas

"Antofagasta (CIO). O Bispo de Guardialfiera, Auxiliar e Vigário Geral desta diocese, viu-se obrigado em consciência a tomar a gravíssima decisão de ficar apenas com três sacerdotes na demarcação de sua regência. Nons. Juan Luis Isern de Arce pode comprovar que os sacerdotes holandeses que tinham na sua demarcação estavam filiados e militavam o Movimento de Esquerda Revolucionária (MIR) e os espanhóis no Partido Comunista, pelo que decidiu devolve-los aos seus países de origem: Holanda e Espanha, respectivamente. Desta forma, o jovem Bispo ficou apenas com pouquíssimos sacerdotes, manifestando que não necessita mais que sacerdotes fieis à Igreja, ainda que esses sejam tão poucos." ("Boletim CIO", de Madrid. Dezembro de 1973)


Cristianismo no Séc. XX. Uma Impressionante Previsão

"Londres (CIO). Num estudo intitulado "Newman e o mundo moderno", Douglas Woodruff cita esta frase do bispo anglicano Horsley, escrita nos finais do séc. XVIII e cuja leitura em 1834 teria surpreendido vivamente a Newman. Eis sua tradução:
"A Igreja de Deus sobre a terra será enormemente reduzida - segundo podemos imaginar - na sua extensão aparente, nos tempos do Anticristo, pela deserção manifesta das potências deste mundo. Esta deserção começará pela proclamação de que todas as formas de cristianismo são igualmente boas, sob pretexto de uma tolerância universal. Dita tolerância não procederá de um verdadeiro espírito de caridade e de perdão, mas sim com o propósito de minar o cristianismo, multiplicando as seitas e fomentando-as... Da tolerância das heresias mais repugnantes, há de chegar-se à tolerância do maometismo, do ateísmo e, finalmente, a uma perseguição directa à verdade do cristianismo". (in John Henry Newman; Centenary Essays Burus Oates, London, 1945, pág. 65/66).
Que diriam o bispo anglicano Horsley e Newman se ouvissem as demências proferidas - sob aparência de ecumenismo - por tantos sacerdotes e, incluso, bispos católicos depois do Concílio Vaticano II, durante o qual foram feitas algumas manifestações - quando menos imprudentes - que hoje se transportam diariamente para camuflar os projectos mais ruinosos para a fé cristã...?" ("Boletim CIO", de Madrid. Dezembro de 1973)


Como Está a Ser Sufocada a Igreja Lituana

"Vilnius (AICA). Anualmente apresentam-se na Lituánia por volta de 150 solicitações para ingresso no seminário, mas o regime somente autoriza dez.
Por outro lado, ordenam-se seis sacerdotes novos por ano em todo o país, enquanto morrem o dobro. Isto significa que dentro de certo tempo não sobrarão mais sacerdotes católicos na Lituánia, sobretudo considerando que a média de idade deles anda pelos 58 anos." ("Boletim AICA, nº 875. Setembro 27 de 1973).


Cada Vez Mais Suicídios na Europa

"Amberes (AICA). O número de suicídios está a aumentar em quase todos os países da Europa. Na Alemanha de Oeste, este número passou de 13000 a 18000 apenas num ano. Tal número é tão elevado quase como o de acidentes de viação. Durante uma reunião em Amberes, representantes da Acção Católica masculina da Belgica, Holanda, França, Luxamburgo e Alemanha, compreenderam que a pastoral por telefone constituía um modo de solucionar este problema." ("Boletim AICA", nº 882. Novembro 15 de 1973)


Será Vendido o Seminário Mais Antigo dos Estado Unidos

"Baltimore (AICA). Os terrenos do primeiro seminário católico dos Estados Unidos- o seminário de St. Mary, de Baltimore - vão ser vendidos à cidade de Baltimore, e o edifício centenário será demolido para dar espaço a um novo parque. Por motivo da queda de vocações, o edifício encerrou em 1969, juntamente com outros de St. Mary. O seminário construiu-se em 1791 quando os sacerdotes de S. Suplício chegaram vindos de França à rua Paca, de Baltimore." (Boletim AICA", nº 891. Janeiro 17 de 1974)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES