11/04/11

"ROMA - ROMA ETERNA" (III)



"ROMA"
(Ano VIII - nº 35. Agosto de 1974)



Os Leigos Negros Parecem Ter Melhor Critério que os Brancos

"Accra (AICA). Os bispos de Ghana tiveram que abdicar da sua proposta de concederem aos leigos a faculdade de distribuir a comunhão, já que numerosos fiéis acostumados ao respeito, principalmente nas paróquias em que os sacerdotes acorrem apenas ocasionalmente, rejeitaram a ideia. Os bispos tinham autorizado a distribuição da comunhão feita por leigos a título experimental e agora, a oposição dos cristãos obriga-os a abandonar tal iniciativa." ("Boletim AICA", nº 898/9. Março 14 de 1974)


Sacerdote Foi Levado Para Asílio Psiquiátrico Por Dizer Missa em Casa

Varsóvia (AICA). O pároco de Sobolewo, localidade do nordeste da Polónia, próxima a Augustow, ficou recluso num asilo psiquiatrico "por conduta suicida e instabilidade mental", aguardando julgamento por ter resistido pela fora à plícia depois de ter rezado Missa em casa. Segundo o Procurador de Byalystok, o Padre Sabielki poderia vir a ser acusado por agressão à polícia e falsas declarações, já que havia obtido liçênça para a instalação de um atelier de carpintaria, e não para um local de culto.
Segundo outras fonte, credíveis, o sacerdote tinha sido arrastado depois de ter dito Missa em sua casa a pedido dos fiéis (visto que a igreja mais próxima está a grande distância). A polícia colocou-lhe então uma camisa de forças e internou-o num asilo por ter protestado contra uma intervenção polícial que lhe tinha cortado a electricidade e confiscado os objectos de culto, e finalmente ameaçado os paroquianos. ("Boletim AICA", nº 898/9. Março 14 de 1974)


Duras Provas Para a Igreja da Lituânia

"Berlim (AICA). Algumas notícias chegadas da Lituânia dão uma visão global da situação da igreja e da vida católica naquele país.
Em1973, o arcebispo de Kaunas, Mons. Labukas, ordenou quatro seminaristas que tinham terminado seus estudos teológicos. Ao longo destes últimos anos o número de sacerdotes ordenados anualmente foi claramente inferior ao de sacerdotes falecidos, o que supõe um aumento considerável de paróquias vacantes. A vida católica sofre uma prova contínua, devido ao aprisionamentos arbitrários e às denúncias e deportações aos que manifestam sua fidelidade à fé.
Em numerosas cidades, as comunidades religiosas fora convidadas a enviar aos serviços regionais correspondentes cópias dos tipos das máquinas de escrever que usam, para serem registados pelo governos, já que estas máquinas fazem de "impressoras" para a difusão da literatura religiosa que se envia a bom número de pessoas ou se distribui clandestinamente." ("Boletim AICA". nº 898/9. Março 14 de 1974)


Progressismo. Progresso ou Retrocesso?

"Lille (AICA). Acaba de sair a público o estudo sobre a situação demográfica do clero em três dioceses do norte de França: Lille, Arras e Cambrai.
Em 1965 havia um total de 3056 sacerdotes nas três dioceses e no final de 1972 não ficaram mais que 2721.
Enquanto à idade, observa-se nas três dioceses um envelhecimento dos sacerdotes. Por exemplo, em Arras havia em 1965, 405 sacerdotes de menos de 45 anos e em 1972 nessa faixa etária eram apenas 213." ("Boletim AICA", nº 898/9. Março 14 de 1974)


Milionários Avermelhados

A Fundação Bariloche [cujos dirigentes são gente muito endinheirada], à qual o Clube de Roma encomendou um estudo de um "modelo" mundial, formou um comité executivo para tal. Entre eles estão homens como Hélio Jaguaribe, do Brasil, e Osvaldo Sunkel, do Chile, que se encontram entre os restantes conspícuos criadores da chamada "teoria da dependência", tão afim a concepções marxistas e tão utilizada por todo os sacerdotes marxistas.
Damos as linhas muito gerais do texto definitivo ainda do estudo da Fundação Bariloche que chegou às nossas mãos:

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES