11/04/11

"ROMA - ROMA ETERNA" - Apresentação (I)

Apresento aos leitores uma colecção de postagens de artigos da revista ROMA e ROMA ETERNA (da FSSPX). Tais artigos, na revista, pertencem à última secção designada de "De Pluma Ajena" (De Pena Alheia). A finalidade desta colecção de postagens é a de contribuir para o conhecimento histórico, factual, do aparecimento da "Nova Igreja" a par da mentalidade e das forças do mundo. Para melhor efeito apresentarei os textos pela mesma ordem de publicação desta revista.




"ROMA" 
(ano VII - nº 32. 1973/74)


Portugal Defensor da Cristandade

"Luanda. A situação na fronteira de Angola pacifica-se como se depreende pelos dados e cifras publicados. Apenas nos primeiros três meses deste ano apresentaram-se às autoridades portuguesas 87 terroristas com uniforme e armamento, e parte deles pedindo para serem aceites no Exercito português. Há que assinalar que metade dos efectivos que Portugal tem em Angola são de raça negra, recrutados de forma pessoal. Constituem em muitos casos formações especiais e de absoluta confiança. Armas e munições russas e checoslovacas continuam a ser capturadas aos milhares. Em vários combates com os guerrilheiros, estes abandonaram 84 mortos." ("Fuerza Nuestra", de Madrid, nº 335, junio 8 de 1973)

Diminui a Pratica Dominical nos EE.UU

"Nova York (CIO). Segundo estatísticas, levadas a cabo nos Estados Unidos, o número dos que ouvem Missa aos dias festivos baixou nestes últimos cinco anos em 23%. Apuram-se várias causas: o aumento populacional, a indiferença ou a oposição dos jovens a toda a lei ou instituição, às reformas conciliares e também ao facto das perversas traduções litúrgicas inglesas." (Boletim CIO, nº 112, fevereiro 10 de 1973)


Grande Parte das Universidades Entregues ao Marxismo

"Rosário (AICA). Um inquietante panorama a respeito da política educativa no país preocupou o arcebispo desta cidade, Mons. Guillermo Balatti, aquando da bênção do dispensário correspondente à escola de S. Juan Bautista, anexa à vigararia do bairro Godoy. Afirmou que quase a totalidade das universidades estão entregues ao marxismo, e que "o ensino privado, expressão da liberdade de ensino sancionado pela Constituição, está ameaçado de morte por asfixia económica e por projectos de lei que atentam contra sua mesma essência e razão de ser. Quem sabe em breve - advertiu - os bispos todos, apoiados pelos pais dos alunos dos nossos colégios, levantemos nossa voz, serena mas clara em defesa dessa liberdade que é direito dos pais por natureza, e da Igreja por sua constituição divina". O arcebispo agregou que existe outra situação "que parecia não ter relação com a primeira, mas que devemos assinalar: é ver irromper de maneira violenta e agressiva a pornografia em todos os níveis, sob todas as suas mais degradantes expressões alentadas para complacência do poder público. Pergunta-mo-nos com profunda preocupação: Existirá um deliberado propósito de apodrecer o país para fazê-lo assim presa mais fácil da tirania do marxismo, para destruição definitiva de nosso ser nacional? Será que se pretende chegar a um totalitarismo que nos impeça, na prática, a essência da escola católica [...], mas que apodreça o Estado, como acaba de suceder, deixar cessante de um só golpe mais de uma centena de professores universitários, afirmando abertamente que o Estado, assim como nomeia, também despede?". Comentou o dignitário eclesiástico que na diocese funcionam 76 escolas primárias religiosas privadas e 44 secundárias, alem de duas faculdades dependentes da Universidade Católica Argentina (Santa Maria de los Buenos Aires). Quanto à dimensão nacional citou números, deduzindo do ensino privado, que o Estado arrecada mais de 17.000 milhões de pesos anuais." ("Boletim AICA", nº 873, setembro 13 de 1973)


Os Sacerdotes Estão Ausentes

"Azul (AICA). "Durante cinco dias do mês em decorrente as igrejas da diocese de Azul estão sem sacerdotes. A razão é que por disposição do bispo diocesano, Mons. Manuel Marengo, tomarão parte num concílio sobre Sagrada Bíblia que durante os dias 9 a 14 de setembro terá lugar no Centro João XXIII, sede do ex Seminário diocesano.
O modo de trabalho terá exposições, equipas e reuniões plenárias." ("Boletim AICA", nº 873, setembro 13 de 1973)


Irlanda: Exemplo de Missionários, Mas Devemos Perguntar: Progresso ou Retrocesso?

Dublin (AICA). Com apenas quatro milhões e meio de habitantes, a maioria deles católicos, o contributo de missionários irlandeses eleva-se a 5954, dos quais 2315 (39%) são sacerdotes, religiosos e seculares. Divididos por continentes, os missionários irlandeses desenvolvem um trabalho em África, 3686 (61,9%); em Ásia, 1697 (28,05%) e na Iberoamérica, 571 (9,6%). Contudo, em consideração ao ano de 1956, os números actuais de missionários irlandeses representa uma diminuição de 1131, já que nessa data o número de missionário estava em 7085. ("Boletim AICA" nº 880, novembro 1º de 1973)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES