22/11/22

O AVANÇO DAS MALEITAS - MAÇONARIA

Muitos tentam buscar causas para o estado da situação... o degredo social tão avançado que está ele. As causas são as mesmas; os nossos anteriores tinham alarmado, mas a vigilância a dada altura desapareceu, os erros foram deixando de ser combatidos devidamente, o Clero baixou armas e colocou-se gradualmente como que no lado oposto, a fazer simpatias e solidariedades!

Antes de mais, um aviso necessário. Para aquilo que aqui vai seguir haverá dois tipos de notas de rodapé: as dos asteriscos são as do texto de onde transcrevemos, as numeradas são oportunos comentários hodiernos, da nossa autoria. Do nosso acervo trazemos este artigo sério, publicado em janeiro de 1893:

O réu confessa! - O Século, que defende as doutrinas maçónicas, e que é dirigido por mações, sob o título A Maçonaria em Itália, publicou há pouco o seguinte trecho, que mais uma vez desmascara a mentirosa seita cujos estatutos proíbem qualquer interferência em religião ou em política (1):

"Em Itália, como em França e outros países, onde a instituição maçónica tem notável força, os corpos directores da instituição não se limitam a fazer praticar a caridade" (é isso até o de que menos tratam) (2) "e à propaganda simples das ideias liberais. Essa propaganda fazem-na do modo mais rasgado e activo, não só dentro das lojas, em ensino aos que as frequentam, mas fora delas e intervindo poderosamente no governo do país. Assim sucede em França, onde como há tempo referimos, é muito importante a representação maçónica no parlamento, e assim se tem dado em Itália e outros países. Na Itália agora e na previsão de próxima eleição, o Grande Oriente trabalha, organizando missões às províncias, as quais começaram por Veneza, Milão, Turim, Livorno, Bolonha e Florença, onde os delegados maçons têm ido preparando o terreno para que nas próximas eleições se acentue o mais possível o predomínio das ideias mais rasgadamente democráticas, pelo triunfo eleitoral dos que, defendendo-as, se apresentem a solicitar os sufrágios populares. Esta intervenção rasgada da maçonaria italiana no próximo acto eleitoral é vivamente combatida pelos órgãos conservadores."


Não é certo termos aqui bem explicitamente o conffitentem reum?.. E ainda haverá palermas que se fiem?.. E note-se que o Século, por um restozinho e pudor quiçá, ou talvez para combinar melhor alguma insídia, ainda não disse tudo. Calou a cínica brutalidade com que os mações italianos declararam previamente a guerra aberta aos "católicos" qua taes e a impuseram previamente aos seus eleitos como condição sine qua!... Arquivemos em todo o caso...

E já que vem a propósito, vá mais isto ("o que abunda não prejudica: quod abundat non necet"):

MAIS UMA VEZ a maçonaria desmascarada! - Mons. Amand-Joseph, Bispo de Grenoble, no fim dos Exercícios do seu Clero, que há pouco tiveram lugar, proferindo um eloquente e substancioso discurso, que foi transcrito no Univers de 5 de Agosto, fez uma revelação importante - a do "programa da franco-maçonaria. aprovando na assembleia geral das lojas em Junho de 1879"; e é o seguinte:

"1º Coisas que devem fazer em França e nas partes do Norte: - Descristianizar por todos os meios, sobre tudo estrangular o Catolicismo pouco a pouco, cada ano, por meio de novas leis contra o Clero. - Chegar enfim a conseguir que se fechem todas as igrejas.
Dentro em oito anos, em virtude da instrução leiga sem Deus, ter-se-há uma geração ateia. Formar-se-há então um exército que será lançado sobre a Europa. Todos os irmãos e amigos dos países invadidos nesse ano nos auxiliarão.
O movimento será contra o Norte, por ser ali que existem ainda os mais sólidos soberanos, por terem a seu serviço fortes instituições militares. - Ter-se-há cuidado de diminuir o espírito militar desses países.
Far-se-hão tentativas de regicídio cada ano e por toda a parte, afim de que, se depois de oito anos os soberanos ainda não tiverem desaparecido, as monarquias estejam pelo menos muito enfraquecidas.
A Itália não nos deve inquietar. Ela proclamará a república quando quiser...
A Espanha é habitada por um povo fanático e amigo dos padres. Seu fanatismo reviveu com a guerra carlista. Ali, mais que em nenhuma outra parte, é mister empregar o regicídio, - desconsiderar o Clero por todos os meios - atribuir-lhe crimes, - incendiar e acusá-lo de incêndios... (*)
Tínhamos pensado em destruir os depósitos de grãos, mas é difícil. É preferível recorrer aos incêndios em Sevilha, Valência, Madrid, Barcelona, Valhadolid, Gerona.
Os membros do parlamento e das lojas devem viajar e aproveitarem-se de tudo... (**)
Os socialistas alemães e os nihilistas dizem que estabelecida uma vez a revolução social em Espanha, ali será indestructível. Os niilistas têm as melhores palavras e os melhores meios."


Eis um belo programa "concebido por mações italianos", os quais encarregaram porém os Irmãos franceses de o executarem. O que mais desejam os tais italianíssimos, é que se lhes fortaleça a obra da Itália com Roma por capital, reinando sobre o mundo pela ideia... - E quase todos os mações do mundo para isso trabalham com mais ou menos fervor. Deus porém não dorme, e se nem sempre paga ao sábado, no domingo de manhã já não deve nada a ninguém, como dizem os transtiberinos.


(*) [notas da publicação] Assim se fez haverá vinte e tantos anos com o Jesuíta P. Cuevas, notável filósofo e director d'almas, que foi acusado pelos guelhermínicos do tempo em Espanha, como incendiário das cearas, e faleceu sendo Superior das missões das ilhas Filipinas. A ideia sorriu aos irmãos dos três pontos! Vinte e trinta anos antes também tinham acusado os Jesuítas de terem envenenado as fontes em Madrid, e por esse suposto crime assassinaram então quantos puderam apanhar, que não foram poucos.
(**)De "tudo" note-se! E são estes senhores, os que atribuem a outrem a nefanda máxima de que os fins justificam os meios!..

(1) - Como é universalmente conhecido, a maçonaria não fez outra coisa que jogar no campo do Trono e do Altar!
(2) - Na verdade, a maçonaria é incapaz da prática da caridade! Assim, mais tarde optaram por "solidariedade"!
(As notas haverão de ser aumentadas)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES