25/08/22

ESTADO CONFESSIONAL... (I)


 Possível diálogo:

- Sem voltas, directos ao assunto: o estado é laico?

- Qual Estado?

- O Estado português!

- Hoje, existe algo geralmente designam por "estado", "estado republicano". Mas, tal "estado republicano" em Portugal é ilegítimo, sobreposto, ofensivo, agressivo a Portugal. Em suma, resulta de uma ocupação feita pelos partidários republicanos! Nada mais assustador, a república-em-Portugal diz-se laica... pretendendo mesmo assim ser estado! E em Portugal!

- Portugal é laico?

- Claro que não. Portugal não laico, não foi nem será. Portugal é um Reino cristão, hoje ocupado pela república-em-Portugal. A ocupação não fez existir um outro Portugal, tal como a enfermidade que acometeu um homem não faria existir no mesmo um outro homem. Das duas uma: ou Portugal morreu, ou Portugal foi ocupado!

- Os republicanos obrigam-nos à separação Igreja / Estado!? Qual o motivo?

- Os motivos... Em primeiro lugar, os republicanos temperaram o próprio assalto aos Tronos cristãos e tiveram por lema discreto, informal, embora muito enraizado: "contra o Trono e o Altar". Esta linha de acção e pensamento não nasce com eles; pois eles são herança do Liberalismo precedente; o Liberalismo sempre andou de mãos dadas como a Maçonaria... o seu pensamento é coincidente. Em segundo lugar, quase jurando não terem nem imporem crenças... acreditam num conjunto doutrinal pelo qual vão regendo toda a sua acção e que é notoriamente oposto à ortodoxia católica! Ora, no Reino de Portugal os princípios sempre foram os mesmos que definem e orientam a Igreja Católica Roma.

- Eles dizem "o estado é aconfessional"!

- Portanto, é falso e convém-lhes manter essa aura de neutralidade. Neutralidade falsa, ou melhor, impossível, mas que, ao ser declamada, faz muitos incautos pensar estarem perante de uma entidade justa e impecável! Esta mesma crença de "neutralidade" é uma marca liberal. Assim, a República diz nem ter confissão RELIGIOSA, para desinibir os incautos da época! Por algum motivo ela não começou por dizer que não tinha confissão, apenas! Pois uma coisa é ter confissão, outra coisa é confissão religiosa! No sentido em que o mundo republicano tem um conjunto doutrinal que levou a cabo, dizemos que a república-em-Portugal é confessional não religioso!

- Mas, um estado em condições não devia estar devidamente unido e articulado com a Igreja, como sempre tinha sido?

- Estes "estados" de hoje nem sequer são compactíveis com a doutrina constante da Igreja Católica Romana; em tempos foram apenas suportados, quando a humanidade começou a sentir que tinha caído numa teia perigosa de assalto aos Tronos etc! Sempre houve esperança de reverter esta ocupação, trazendo tudo à normalidade suficiente!

- Não tem receio de dizer estas coisas!?

- ... algum! Quando dizemos muito estas coisas, o pessoal das Lojas (etc.) até promove os movimentos republicanos mais à direita, mais conservadores, de forma a permeá-los, com o fim dos mesmos movimentos irem servindo de "esponja" das boas vozes... integrá-las, etc... até controlá-las ou anulá-las publicamente!!!

(fim da I parte)

2 comentários:

Anónimo disse...

A moralidade outrora era sustentada com uma lógica do homem como um ser natural e orgânico e sujeito às leis da natureza. Estamos emergidos em moralidade cristã/liberal, intelectualista e pseudo-tecno/ciêntifica, que estão além da verdade em desintonia com a realidade natural e orgânica.

anónimo disse...

"Moralidade"!? ...

A MORAL, a qual é doutrinalmente FIXA, é na Santa Igreja a mesma ontem, como hoje. Digamos que nestes tempos de hoje a humanidade foi contaminada com a ignorância religiosa, coisa que entre outras afecta a prática da moral em geral!

TEXTOS ANTERIORES