26/02/18

SEM "MÚSICA FAST-FOOD" - PORTUGAL


A 13 de Maio de 2017, a canção portuguesa "amar pelos dois" venceu o Eurovision Song Contest , foi cantada em português (o que faz ainda mais admirar), e obtendo o record histórico de pontuação desde 1956.

A quem é de fora convém saber que este festival da Eurovisão acontece na Europa como evento musical com mais auditório; nele compete uma canção de cada país; tem entre os europeus mais de meio século, é um acontecimento de encontro (infelizmente, o seu controle tem sido apetecível aos grupos ideológicos que se tentam impor).

Qual foi o segredo do estrondoso sucesso da canção portuguesa, que mesmo sem tradução é cantada por vários fãs por todo o mundo? Adianto um: não haver instrumentos eléctricos!

No momento da vitória o intérprete Salvador Sobral incentivou os europeus a fugirem da linha de "música fast food". A composição é realmente bela e simples, e da autoria de Luiza Sobral (irmã de Salvador Sobral); a orquestração de Luís Figueiredo foi também um dos motivos de sucesso.

Os candidatos para o Eurovision 2018 no geral corrigiram já a linha musical que tinha vindo a decair nos últimos anos.

O vídeo "amar pelos dois - Why it's diferente from pop music" explica tudo muito bem, e já o iremos ver. Contudo cabe discordar da parte final do vídeo: sim, é certo que as bandas de música em décadas anteriores tinham mais "sumo" que hoje, mas elas mesmas também foram a decadência da música que lhes era anterior.

O vídeo explica tudo:

 (atenção: na parte final há uma ou outra situação que pode desgastar o pudor)


3 comentários:

Rafaela P.S. disse...

Sei que essa música também é agora a introdução de uma novela aqui no Brasil. Eu acho que não entenderam a nobreza da letra, que não é românticazinha.

anónimo disse...

Sim há esse risco.
A ideia central da letra está na ideia superior de "amar pelos dois", que é justamente o título da música.
"Amar pelos dois" é uma ideia que faz tremer as mentes dominadas pelas ideias "divorcistas".

anónimo disse...

NO Brasil vai para novelas, na Alemanha para o extremo oposto:

https://www.youtube.com/watch?v=4pOSjYdxV2g

TEXTOS ANTERIORES