29/03/17

CONVITE - "TERÇO ASCENDENS"


Faz por volta de 4 anos que rezamos o terço diariamente (dias de semana) com transmissão online (áudio) entre todos os participantes. Esta acção destina-se apenas a amigos que, por algum motivo, não tenham com quem rezar o Terço no local onde se encontram (ou queiram rezar mais um, diariamente), ou não consigam dirigir-se ao tempo católico mais próximo para tal, etc. etc.. É algo privado, "familiar", pequenino quanto convém, e nunca isto foi lançado a público, evidentemente.
 
Antes de mais, lembro que o modo extraordinário da internet é claramente desincentivado, em valorização dos modos ordinários, que são os apropriados e que se recomendam. Não se pretendeu criar algo de novo, mas sim remediar o que havia, visto que nem sequer há nada em contra.
 
Hoje, durante o Terço, lembrou-me abri-lo a quem naquelas condições queira, e seja nosso conhecido, ou meu conhecido (contactar ascendensblog@gmail.com). O convite é válido até 13 de Maio.
 
A estrutura é mais ou menos a "normal", é aquela que usava quando tinha 11 anos e recuperei mais tarde, acrescentando algo (as Avé-Marias, Pai-Nossos, Glória, são em latim); não rezamos "mistérios luminosos".
 
Eis o esquema:

Abertura
- Em nome do Pai, do Filho ...
- Deus vinde em nosso auxílio...
- Intenção (caso a haja)
- Pai Nosso / 3 Avé-Marias

Mistérios
- Enunciação do respectivo Mistério /Pai Nosso /Avé-Marias /Glória
- Ó Maria concebida sem pecado ...
- Ó Meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos ...
- Rainha da Paz ...
- Meu Deus eu creio, adoro, espero e amo-Vos... (x3)

Final
- Salve Regina (cantada, ou não)
- Rogai por nós Santa Mãe de Deus...
- Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Ámen.
 
Por ver que este acontecimento tem os seus benefícios, sugiro que outros, noutros locais, DENTRO DAS MESMAS CIRCUNSTÂNCIAS, o usem, tendo em conta aquelas advertências.

Evidentemente, há sempre a excelente opção do terço individual, e de rezar vários terços ao dia (como o Rosário).

Pedro Oliveira

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES