02/08/16

O MASTIGÓFORO - P ("Papa")

letra
P

Papa - O Mastigóforo sabendo por mercê de Deus o que se deve tratar sério, e o que pode temperar-se com a pimenta das facecias, e com o vinagre da Sátira, chegou ao ponto que mais desejava neste prospecto, em que forcejara por açoitar deveras esse rancho de pedantes, que não sabendo nem sequer onde tem a sua mão direita, ousam abocanhar matérias, que levam anos de estudo, e que nunca se aprenderam, como importa em dois rabiscos de Eybel, de Gmeiner, ou do insípido Danemair.

O lusitano Papa S. Dâmaso I
É o Papa o Lugar Tenente de Nosso Senhor JESUS CRISTO, e o seu Vigário na terra. Que mais é necessário para o definirmos de sorte, que ele mereça os rendimentos, e acatamentos do mundo Cristão? Mas enfim parece não ser fora do meu propósito, que devendo eu alargar-me neste objecto de mais alta monta para o bem da Igreja Lusitana, eu distribua, e classifique as ideias de tal maneira, que ao mesmo passo que o povo as entenda, nenhum lugar deixem aos semidoutos para me arguirem, ou de confuso, ou de exagerado. Que é o Papa na Igreja Católica? Que é o Papa no entender dos Mações? Quais são as causas principais da quebra da autoridade Pontifícia em muitos Reinos, que se dizem Católicos? Eis a divisão geral do assunto. Comecemos.

Papa João XXI, um português sábio da medicina

Que é o Papa na Igreja Católica!
Quid est Papa?

Se o pergunto a São Cipriano, isto é, ao próprio que se costuma alegrar como impugnador da autoridade Pontifícia, por ter combatido o Papa Santo Estêvão [e por sinal que a verdade estava na Igreja Romana, e que ele cometeu nesta resistência, o que longe de ser coisa boa, devia purificar-se, que assim o diz Santo Agostinho, pela foice do martírio] ele me responde, que o Papa é o Bispo elevado no cume da dignidade Apostólica, que ele está sentado na Cadeira, e governa a Igreja Principal, que a sua Cadeira é a origem da dignidade Sacerdotal, o laço da unidade, e o lugar onde reside a Potência Principal.

Se faço a mesma pergunta ao Sábio Orígenes, ele me responde, que o Sucessor de São Pedro é a boca, e o chefe do Apostolado. Se faço a mesma pergunta a São João Crisóstomo, sentado na própria Cadeira rival das preeminências da Cadeira de Roma, ele me responde, que São Pedro foi a boca de JESUS CRISTO; e longe de contestar este privilégio aos sucessores do Príncipe dos Apóstolos, foi nos braços de um Bispo de Roma, onde ele achou decisão favorável, e seguro asilo para escapar aos seus perseguidores. Santo Ambrósio chama-lhe outro Abraão no seu Patriarcado. S. Jerónimo, que sabia Grego melhor, que os intérpretes modernos, reconhece em S. Pedro a mesmíssima pedra, em que JESUS CRISTO fundou a sua Igreja, e usa de tais expressões para com o Papa São Dâmaso [natural da Diocese da Guarda, antiga Egitânia - Portugal], que nessa parte custará a ser excedido pelos mais rígidos Ultramontanos.... Dispenso-me de fazer mais perguntas, que de certo as podia fazer aos centos em cada um dos Séculos, e acharia sempre a mesma reposta, como desejoso que estou de ouvir a de meu grande Pai São Bernardo, a quem o infame, e pernicioso Livro, as Superstições descobertas, insultou descaradamente neste artigo... "Eia pois, dizia o Anjo de Claraval ao seu discípulo Eugénio III, eia pois examinemos com mais diligência quem tu és, e que figura fazes actualmente na Igreja de Deus. Quem és tu? O Grande Sacerdote, o Sumo Pontífice. Tu és Príncipe dos Bispos, tu herdeiro dos Apóstolos, Abel na primazia, Noé no governo, Abraão no Patriarcado, Melquisedec na ordem, Araão na dignidade, Moisés na autoridade, Samuel na judicatura, Pedro no poder, Cristo na unção. Tu és o próprio a quem foram entregues as chaves, a quem foram cometidas as ovelhas. Também há outros porteiros do Céu, e pastores de rebanhos, porém tu herdastes ambos estes nomes tanto mais gloriosamente, quanto os possuis com mais diferença daqueles outros. Têm eles os seus rebanhos determinados, e cada um tem o seu, porém todos foram cometidos a ti, como um rebanho a um só pastor. Nem tu és Pastor somente das ovelhas, és tu só o pastor de todos os pastores. Perguntas-me donde eu provo isto? Da palavra do Senhor. Se me tens amor Pedro, apascenta as minhas ovelhas. Quais ovelhas? São talvez os povos desta ou daquela cidade, ou região, ou de um reino determinado. As minhas ovelhas, diz o Senhor? Para quem não será líquido, que não lhe designará ovelhas em particular, mas que lhas entregara todas... O poder dos outros encerra-se em certos limites, o teu estende-se aos mesmos, que receberam o poder sobre os outros. Porventura não podes tu, havendo causa fechar o Céu a um Bispo, depô-lo do bispado, e até entregá-lo a Satanás?.." (V. São Cupr. Ep. 3,4,12, e 55. Origines Homilia 55 in Math. São Cipriano Homilia 2 in divers. Serm. Santo Ambr. in 1. ad Tim. 3 São Jer. Ep. ad Damasum.)

Aqui está como pensava dos Bispos de Roma esse próprio, que só por querer arredar da Cúria Romana as mais leves sombras de venalidade, depotismo, se alega em tom de confiança para se deprimir a jurisdição essencial do Romano Pontífice. Dir-se-ha por ventura que ele foi encarcido? Encarecido quando louva os Papas, mas verídico por extremo, e exavtíssimo quando censura certos excessos, e abusos da Cúria!! Eis-aqui um dos argumentos da boa Lógica dos nossos dias! Que mal se ajustam semelhantes discursos, com o que nós sabemos da nobre independência com que este Santo arrostou, e combateu os vícios de seus contemporâneos, onde quer que eles se tivessem acastelado, sem diferençar um Rei de França, um Duque de Aquitânia, de um pobre, de um escravo, ou do mais ínfimo de todos os homens, começando de mostrar no seu Século, a imagem das justiças imparcial, com que todos serão tratados no dia do Juízo!!

(a continuar)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES