26/07/16

PORTUGUESES E ESPANHA - O REI REQUIÁRIO

Rei Requiário
O título deste artigo esteve para ser "Portugal e Espanha ...", mas não seria certo. O que têm os portugueses e a Espanha que ver com o rei Requiário? Os castelhanos tanto o querem que, nos jardins do palácio real do Prado (Madrid), edificaram uma belíssima estátua em honra deste rei suevo, o qual sempre viveu e reinou em terras de Portugal.

Vou meter-me com os franceses: Requiário é o primeiro rei com reino cristão, no orbe latino! Calma.... calma.... darei uma fatia de bolo a cada um... A conversão do reino dos suevos (aqui em Portugal), e de seu rei Requiário, data de 499 d.C (antes de Clovis). Parte dos portugueses de hoje são este mesmo povo. O reino suevo foi ocupado, e a sua monarquia dissolvida; o reino dos francos foi por isso o segundo, contudo o primeiro que, como reino durou, enquanto que dos suevos apenas permaneceu o povo (mesmo que sempre tenham mantido uma nobreza rural, uma identidade familiar unificadora).

E os "Estados Unidos de Castela" (a actual Espanha), porque erguem estátuas a Requiário!? Direi:
a) porque lhe reconhecem o valor; b) porque, como dirá um amigo brasileiro, o castelhano tende a achar que: tudo o que é teu e é bom, é dele... tudo o que é teu e é mau, é mesmo teu... e tudo o que é mau e dele, do qual não se consegue livrar, é "complexamente bom"; c) finalmente, porque há alguns motivos sérios: independentemente dos povos, e donos das terras, o território pertencia-lhes politicamente (nisto há dúvidas). Neste último ponto perdem alguma razão, visto que um dos motivos pelo qual a Santa Igreja reconheceu tão facilmente o Reino de Portugal foi a existência, e a permanência dos povos e senhores anteriores, que nunca tinham podido ou querido eleger um monarca comum, os quais nunca integraram ou aprovaram reis de fora [fica isto bastante resumido].

A história, é linda!

No título disse "Portugueses", porque somos nós, a população, os filhos dos filhos dos filhos, a descendência, a identidade; e disse apenas "Espanha", e não "espanhóis", por se tratar somente duma demarcação política, que alguém lhe apeteceu inventar...

Alguma vez rezou pela alma deste nosso ilustre e antiquíssimo Rei? Experimente... (reze por ele uma Avé-Maria, agora mesmo).

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES