09/12/15

DEFININDO "DESPOTISMO"

A "Burropédia" [Wikipédia] tem "instruído" até à raiz em todo o tipo de assuntos (e tantas vezes que aqui o temos dito). Hoje damos como exemplo o "despotismo". A "Burropédia" apresenta-nos uma deturpação deste conceito, dando exclusivamente a versão pessoal, errada, de Montesquieu.

Mas vejamos o que diz a Enciclopédia Luso Brasileira a respeito de "despotismo":

"DESPOTISMO - FILOS. POLÍT. D. não é, ao contrário do que pensava Montesquieu, um regime político como a monarquia ou a república. É a degeneração de qualquer regime, pela substituição da lei pelo arbitrário, do objectivo institucional pelo subjectivo do capricho, colectivo, colegial ou individual. As mais das vezes, porém, esse capricho tem sido individual." Etc... 

o Despotismo é tb. actitude marginal para subjugar alguém. Como "actitude marginal" entenda-se aquela que não se mantém estritamente dentro da moral e leis legítimas, em detrimento ['?!?] de outros interesses não maiores.

Como é possível que para "despotismo" haja um apagão da definição correcta, e se apresente a errada?...

2 comentários:

Anónimo disse...

Os liberais é que faziam questão na versão deturpada de Montesquieu. E a pensar que agora há tantos que se dizem "anti-liberais", e até "tradicionalistas", que seguem a versão liberal de quase tudo!
Cumprimentos à equipe do Ascendens.
M. Teixeira

anónimo disse...

Caro M. Teixeira,

obrigado por comentar.

Sim ... assim é.

Obrigado pelo que me toca, e em nome da equipa e colaboradores ASCENDENS.

Volte sempre.

TEXTOS ANTERIORES