04/11/15

CARTAS DO Pe. ANTÓNIO DA CONCEIÇÃO (I)

Da biografia, dada na "Saphia Veneziana e Jacinto Portuguez - Vida e Morte, Heroycas Virtudes, & Maravilhas Raras do Gloriosíssimo Protopatriarcha S. Lourenço Justiniano, e do Venerável Padre António da Conceiçam ..." (Lisboa, 1677), transcrevo as cartas do Pe. António da Conceição:


Carta ao Arcebispo de Évora D. Teotónio de Bragança; na qual o exorta à paciência, e lhe aconselha que não renuncie ao Arcebispado.

PAX CHRISTI

Diz S. Bernardo, que a lição boa e santa reforma o espírito pelo fruto e doutrina que dela se recebe. Lembra-me, que disse o Senhor a Sta. Teresa, não estar a perfeição em gozar, senão em obrar, padecer, e amar: e como V. S. Ilustríssima se aproveitou deste conselho nas muitas obras de caridade que fez, e faz pelo seu amor, quis ele, que para maior perfeição de V.S. Ilustríssima, padecesse esta enfermidade, que lhe deu; para com ela crescer nos prémios da glória no Céu: mas confio na sua grande misericórdia, não durará muito, e lhe dará perfeita saúde, com que o sirva, e acuda às necessidades dos seus pobres. A terceira condição de amar se manifesta claro nas obras de amor, que V. S. Ilustríssima tão de contínuo faz: e assim se fica aproveitando de toda esta doutrina de Cristo: ao qual cá nas minhas pobres orações peço sempre a saúde, e vida de V. S. Ilustríssima, para crescer sempre em merecimentos diante Dele. À Senhora Dona Maria sua parenta mandei mostrar a carta de V. S. Ilustríssima, para nela ver as suas encomendas. Respondeu, que lhe beijava as mãos pela lembrança que dela tinha nas suas orações: a quem não escrevia por lhe não ocupar o tempo, que V. S. Ilustríssima tão bem emprega. Ela procede muito bem na obrigação de seu estado com muita edificação, e bom exemplo, que dá a todas. Cá se diz, que V. S. Ilustríssima quer renunciar ao Arcebispado: e não se recebe bem, por todos afirmarem que ninguém lhe sucederá no lugar que mostre a sua caridade; e assim padecerão grande detrimento suas ovelhas, e os pobres de Cristo. Com o qual se aconselhe muitas vezes postrado de joelhos, não sem muitas lágrimas, porque dele há de nascer o acertado. Pois não acerta ouvimos, que confessava o Arcebispo de Braga D. Fr. Bartolomeu dos Mártires, em renunciar ao Arcebispado, pelas necessidades, que ouvia, e via, que padecia a gente pobre. Deste de merecimentos faz V. S. Ilustríssima grande caridade em se lembrar em suas orações; porque por elas espero que me fará nosso Senhor muitas mercês. Ele enriqueça a V. S. Ilustríssima com os dons de sua graça, para em tudo fazer sua santa vontade neste desterro, e merecer coroa de grande glória no seu Reino. Ámen, Ámen. Na santa bênção de V. S. Ilustríssima me encomendo, e todos estes Padres nossos. De S. Bento de Xabregas de Fevereiro 15 de 1601.

Servo, e Orador de V. S. Ilustríssima
António da Conceição

(a continuar)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES