14/08/15

IMITAÇÃO DE CRISTO - Thomas de Kempis (XCIV)

(continuação da XCIII parte)

A IMITAÇÃO DE CRISTO

Thomas de Kempis

IV Livro
O Augustíssimo Sacramento do Altar


Cap. VIII
Jesus Cristo Oferece-se Todo Por Nós, Na Cruz; Nós nos Devemos oferecer a Ele, Sem Reserva de Coisa Alguma

1. Cristo – Assim como Eu Me ofereci, voluntariamente, a Deus Pai, pelos teus pecados, no altar da Cruz, tendo os braços estendidos e o corpo nu, de sorte que em Mim nada ficou que não servisse a este Sacrifício que devia reconciliar o Céu com a Terra, tu deves, também e do mesmo modo, oferecer-te voluntariamente, cada dia, no Sacrifício da Missa, constituindo-te em oferta pura e santa a Deus, com todas as forças e afectos do teu espírito.
Que desejo Eu de ti, com mais empenho, senão que te dês a Mim, sem reservas? De tudo o que Me deres, não faço caso, não estando tu na mesma dádiva. Eu procuro a ti e não os teus presentes.

2. Do mesmo modo que tu, possuindo tudo, nada possuis na realidade, não possuindo a Mim, assim também nada de quanto me deres ser-Me agradável, se juntamente não Me fizeres o sacrifício de ti mesmo.
Oferece-te e dá-te a Mim, todo inteiro, e a tua oblação Me será aceite. Considera que Eu Me Sacrifiquei, todo inteiro, a Deus, meu Pai, por amor de ti; que dei todo o meu corpo e todo o meu sangue para nutrir a tua alma, a fim de que, fazendo-Me todo teu, tu te fizesses também todo Meu.
Se permaneceres em ti mesmo e não te ofereces voluntariamente par tudo o que Eu quiser de ti, a tua oblação não é inteira e a união que houver entre nós será imperfeita.
Essa voluntária oferta de ti mesmo nas mãos de Deus deve preceder todas as tuas obras, se queres adquirir a verdadeira liberdade e o dom da minha Graça.
A razão pela qual há tão poucos que sejam verdadeiramente livres e esclarecidos, é porque não sabem renunciar inteiramente a si mesmos. Por esse motivo sempre será actual a palavra que pronunciei, dizendo: "Ninguém pode ser Meu discípulo sem renunciar a quanto possui."
Se queres portanto, ser, na realidade, Meu discípulo, oferece-te a Mim, com todos os teus afectos.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES