15/08/15

ASCENDENS - ARQUIVO DE IMAGENS ASCENDENS


Caro leitor,

depois de, ainda há pouco tempo, termos dado a conhecer um pouco do trabalho no blog ASCENDENS, achei interessante mostrar-vos o nosso Arquivo de Imagens Ascendens.

O Arquivo de Imagens Ascendens, é um arquivo digital, físico, que contem mais de 12.000 imagens de arte e arquitectura da Civilização Católica. Estas imagens estão divididas primeiramente em "Portugal", e "Outros", e ocupam um espaço superior a 10 Gb.

Pormenor no altar de Nossa Senhor do O (Sé de Évora)
Dentro da secção "Portugal" há uma organização de critério geográfico: as regiões, dioceses, cidades e lugares, etc...

Palácio de Queluz ainda com o segundo piso (antes do incêndio)
Estas imagens vêm de três proveniências: internet, fotografias, e digitalização de livros. Por alguma razão o Arquivo de Imagens Ascendens é de uso restrito, e tem sido usado para estudo e para fornecimento de certas actividades como sejam as publicações no blog ASCENDENS.

Estudo para a elaboração de um dos painéis da Real Capela do Espírito Santo e S. João Baptista (igreja de S. Roque, Lisboa)
No caso de alguns arquivos maiores, como por exemplo do Real Convento de Mafra, há secções, e dentro delas outras mais: a pasta Basílica (811 imagens), contem pastas como "Capela do Santíssimo", "Capela Mor", "Torres e Carrilhões", "Cúpula", "Órgãos"..etc.

Pormenor de uma tiara papal.
No Arquivo de Imagens Ascendens, não estão incluídos os "santinhos", para os quais valerá a pela fazer um artigo.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES