24/07/15

A RESPEITO DA ASSINATURA DE CRISTOVÃO COLON (II)

(continuação da I parte)

Como bem se tem dito, o "Xpo" da assinatura é uma forma breve de "Cristo". Acrescento que esta forma é conhecida, e que os caracteres são grego ( X, Khi maiúsculo; p, rho minúsculo; o, omicrón minúsculo). Mais recentemente "Cx" é a forma breve mais acostumada.

Alfabeto grego
Contrariamente a certa tese muito difundida, não há motivos para saltar da palavra evidente "Cristo" para uma equivalência "Salvador", e assim fazer ali caber o nome de Salvador Fernandes Zarco.

Quanto  ao "Ferens" da parte final da assinatura, não é mais que o particípio presente do verbo fero (latim - fero, fers, ferre, tuli, latum), que significa "portante". Em suma, montando agora as partes, o Xpo Ferens é literalmente "portante de Cristo", que é justamente o significado que sempre teve o nome Cristóvão.

Contrariamente ao que se tem andado agora a difundir, o "Xpo Ferens" não significa "membros que vão com Cristo", pois o particípio presente não permite tal leitura, nem o latim é dado à muitas largueza interpretativa.

A Sagrada Família, de Rafael
É certo que "X M Y" significa "Cristo, Maria, José", como têm dito também as teses, portanto trata-se
de uma invocação à Sagrada Família, e que popularmente mais costumamos invocar "Jesus, Maria, José". O motivo pelo qual Colon coloca "Cristo" por "Jesus" é apenas um caso curioso que não coloca o todo em questão.

No melhor pensamento católico, Colon dispõe a sua construção sempre por ordem hierárquica: a Santíssima Trindade, depois a Sagrada Família (também com três pessoas), e depois a ele na base o portador de Cristo.

Parece que são as próprias teses recentes as originárias da complicação. Os autores delas parecem fugir a tudo o que lhes cheire a ortodoxia e tradição católica, parece até haver esforços em fazer vingar teses que faça de Colon um judeu perseguido pelos Católicos e membro de algum clube secreto! ...

Em suma, o que nos aponta a assinatura de Colon: um edifício teológico aliado a uma missão cristã da qual se sente portador.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES