24/07/15

A RESPEITO DA ASSINATURA DE CRISTOVÃO COLON (I)

Olhando o que vários investigadores têm dito a respeito da assinatura de Cristóvão Colon, é perceptível o esforço de alguns deles em obter os resultados que gostariam, mais do que submeterem-se à realidade. A fantasia, o gosto quase cabalístico que é moda, o crescente fascínio pelo mistério, entre outras coisas do género, não têm estado ausentes como seria necessário no âmbito da investigação histórica.

Tento então fazer algumas correcções às mais difundidas interpretações da assinatura de Cristóvão Colon.

(1) Assinatura de Cristóvão Colon usada como referência no estudo da tese mais difundida
Um dos erros das investigações é o estranho critério de selecção das fontes. A assinatura que vemos na imagem (1) é uma entre outras, e por isso não pode ser fixada como única, e há que ver nela as diferenças entre as outras.

Certa tese achou em "Xpo FERENS" o nome "Salvador Fernandes Zarco", fazendo do S final um Z (de Zarco) pelas semelhanças! Contudo, ao olharmos outras assinaturas de Colon, com a mesma configuração, vemos que tal S não pode ser entendido como Z (imagens seguintes):



Por outro lado, o S e o Z têm curvaturas opostas. Para ver um Z num S há que estar realmente bastante motivado...

O triângulo formado por três S é uma representação CONHECIDA entre os católicos que simboliza o nome três vezes Santo de Deus, em louvor da Santíssima Trindade, portanto "Santo, Santo, Santo", que é o início da oração litúrgica do "Sanctus" ("Sanctus, Sanctus, Sanctus Dominus Deus Sabaoth. Pleni sunt caeli et terra gloria tua. Hosanna in excelsis. Benedictus qui venit in nomine Domini. Hosanna in excelsis."). Esta representação é conhecida sem o "A" central também, e principalmente. O "A", não acompanhado de pontos, pertencente a "sAnto"; os dois pontos ao lado de cada S, que nem sempre aparecem, são o local de outros S, porque assim se expressa melhor o mistério do dogma da Trindade (conf. a doutrina da Trindade no Catecismo de S. Pio X).

Portanto, não é verdade que o significado seja "Salve, Ave, Salve", ou algo parecido, como se tem difundido!

(continuação, II parte)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES