18/05/15

IMITAÇÃO DE CRISTO - Thomas de Kempis (LXXXV)

(continuação da LXXXIV parte)

A IMITAÇÃO DE CRISTO

Thomas de Kempis

III Livro
A Fonte Das Consolações
 

Cap. LVIII
Não Se Deve Investigar As Coisas Do Alto Nem Os Ocultos Juízos De Deus

1. Cristo – Filho, não disputes sobre assuntos muito elevados e sobre os ocultos juízos de Deus.
Não indagues a razão pela qual o senhor desampara uns e leva outros a grandes graças; nem os motivos que a este levam às aflições e aquele a tantas honras e glórias. Estas coisas excedem a inteligência dos homens e, por mais esforço que eles façam por penetrá-las, não poderão jamais desvendar, pelo seu raciocínio, a profundeza dos meus juízos.
Quando o inimigo te tente nesta matéria, ou os homens curiosos te consultem, responde-lhes o que diz o Profeta: "Justo sois, Senhor, e justos são os Vossos juízos." e também aquilo do mesmo Profeta: "Os juízos do Senhor são verdadeiros e em si mesmos cheios de justiça."
Ao homem pertence temer e não examinar os meus juízos, porque são incompreensíveis ao entendimento humano.

2. Não inquiras nem discutas sobre o merecimento dos santos; qual seja o mais santo ou o maior no reino dos Céus. Isto não serve senão para produzir debates inúteis, nutrindo a soberba e a vã glória, das quais nascem, depois invejas e discórdias.
Um disputando por parte de um santo, outro por parte de outro, ambos teimam com tal soberba que cada qual pretende que o seu santo seja o preferido.
Nenhum fruto se tira de semelhantes averiguações, que desagradam aos próprios santos.
Eu não sou o Deus da discórdia, mas da paz, e esta paz procede da verdadeira humildade e não da exaltação.

3. Há pessoas que, por zelo ou predilecção, se afeiçoam mais a uns santos do que a outros, mas essa afeição é mais humana do que divina.
Sou eu quem criou todos os santos, lhe dei a graça e lhes comuniquei a minha glória. Eu sei os merecimentos de cada um deles, eu os preveni com as bênçãos da minha doçura. Eu os predestinei, antes de todos os séculos, os meus eleitos. Eu os escolhi do mundo, e não eles a mim. Eu os chamei pela graça, e os atraí pela misericórdia, e os fiz passar por muitas provações. Eu derramei nos seus corações inefáveis consolações; dei-lhes a perseverança e coroei a sua paciência.

4. Eu conheço todos desde o primeiro até ao último, e amo todos com um amor incalculável.
Eu devo ser louvado em todos os meus santos, bendito em todas as coisas e honrado em cada um deles, que tão gloriosamente exaltei e predestinei sem prévio merecimento algum da sua parte.
Quem, pois, despreza o menor dos meus santos, não honra o maior, porque eu fiz o pequeno e o grande.
O que menospreza algum dos meus santos, menospreza a mim e a quantos estão no reino do Céus.
São todos um, pelo vínculo da caridade; têm um mesmo sentimento e uma mesma vontade e amam-se todos com o mesmo amor.

5. Além disso, o que é mais sublime ainda, eles têm mais amor a mim do que a si e aos seus méritos. Arrebatados acima de si mesmos, acima do seu próprio amor, passam inteiramente ao meu, no qual acham a sua felicidade e o seu repouso.
Nada pode apartá-los deste grande objecto, porque, cheios da eterna verdade, ardem no fogo inextinguível do amor.
Nada disputem, portanto, sobre o estado dos santos, os homens carnais, que não amam senão a sua própria conveniência, e os seus gestos particulares. Esses homens elevam ou abaixam o valor dos santos, segundo os caprichos pessoais e não segundo a regra da eterna verdade.

6. Em muitos tal procedimento é fruto da ignorância, sobretudo naqueles que, pouco esclarecido, a ninguém, de ordinário sabem amar com um perfeito amor espiritual. Amam a umas pessoas mais do que a outras, por um afecto natural e por uma amizade humana e, do mesmo modo como amam as coisas terrenas, julgam dever amar as celestes.

7. Foge, pois, filho meu, de tratar curiosamente daquilo que exceda a tua ciência, mas põe todo o teu cuidado em merecer ao menos o ultimo lugar no reino de Deus.
Quanto houvesse quem descobrisse qual era o mais santo e o maior do reino dos Céus, de que lhe serviria esse conhecimento, se não tomasse daqui motivo para mais se humilhar e para se render maiores louvores ao meu nome?
Muito mais amo aqueles que consideram a grandeza dos seus pecados, a escassez das suas virtudes e a imensa distância que os separa da perfeição dos santos, do que aqueles que discutem sobre a maior ou menos glória deles.
É melhor rogar aos santos, com orações e lágrimas, pedindo-lhes humildemente o seu patrocínio, do que indagar, com fútil curiosidade, os segredos da sua glória.

8. Os santos dar-se-iam por muito contentes, se os homens soubessem contentar-se e permanecer nos limites da sua fraqueza, reprimindo a liberdade dos seus discursos.
Eles não se gloriam dos seus próprios merecimentos, porque não atribuem a si bem algum, antes tudo referem a mim, que tudo lhes dei pela caridade infinita que tive com eles.
Eles estão de tal sorte cheiros de amor da minha Divindade e de uma superabundância de delícias, que nada falta a sua glória, nem pode faltar à sua soberana felicidade.
Quanto mais os santos são elevados na glória, tanto mais são humildes e chegados a mim, abrasando-se no meu divino amor. Por isso diz a Escritura: "Eles depõem as suas coroas diante do Trono de Deus; prostram-se diante do Cordeiro; adoram Aquele que vive em todos os séculos dos séculos."

9. Muitos inquirem qual seja o maior santo do reino de Deus, e não cogitam de saber se serão dignos de ser contados entres os menores espíritos que o habitam.
É coisa grande ser o menor no Céu, onde todos são grandes, porque serão chamados filhos de Deus e o serão na realidade.
O menor dos eleitos valerá por mim, e o pecador, mesmo depois de uma longa vida, morrerá para sempre.
Perguntando-me os meus discípulos qual fosse o maior no reino dos Céus, respondi-lhes: "Se não vos converterdes e vos fizerdes como meninos, não entrareis no reino dos céus. Quem, pois, se humilhar e fizer como este menino, será o maior no reino dos Céus."

10. Ai daqueles que recusam humilhar-se voluntariamente, com os pequeninos, porque a porta do meu reino de Deus, porque a porta do reino dos Céus lhes estará trancada.
Ai também dos ricos, que têm neste mundo as suas consolações, porque, quando os pobres entrarem no reino de Deus, eles ficarão chorando do lado de fora.

Humildes, regozijai-vos! Pobres, transportai-vos de alegria! Porque vosso é o reino de Deus, se verdadeiramente me servires.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES