12/05/15

IMITAÇÃO DE CRISTO - Thomas de Kempis (LXXXIII)

(continuação da LXXXII parte)

A IMITAÇÃO DE CRISTO

Thomas de Kempis

III Livro
A Fonte Das Consolações
 

Cap. LVI
A Renúncia De Nós Mesmos e a Imitação De Cristo Na Cruz 

1. Cristo – Filho, quanto mais puderes sair de ti, mais poderá chegar-te a mim. Assim como não desejar coisa alguma externa produz a paz interna, mas também o afastar-se de si mesmo produz a união com Deus. Quero que aprendas a perfeita renúncia de ti mesmo, para que vivas segundo a minha vontade, sem resistência e sem queixa. Segue-me. Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Sem caminho não se anda, sem a verdade nada se conhece, sem a vida nada se vive. Eu sou o caminho que deves seguir, a verdade na qual deves crer, a vida interminável. Eu sou o caminho recto, a verdade suprema, a vida feliz e incriada. Se permaneceres no meu caminho, encontrarás a verdade, a verdade te libertará e alcançarás a vida eterna. 

2. Se queres entrar na vida eterna, guarda os meus mandamentos. Se queres conhecer a verdade, crê em mim. Se queres ser perfeito, abre a tua mão de tudo o que tens. Se queres ser meu discípulo, renuncia-te a ti mesmo. Se queres possuir a vida eterna, despreza a presente. Se queres ser exaltado no Céu, humilha-te neste mundo. Se queres reinar comigo, leva comigo a minha cruz, porque somente os servos da cruz encontram o caminho da bem-aventurança e da luz verdadeira. 

3. Alma - Meu Deus e meu Senhor, se a Vossa vida foi tão preciosa e desprezível ao mundo, fazei-me a graça de imitar-vos, sofrendo o desprezo do mundo, pois, conforme dissestes, o servo não é maior que o seu senhor, nem o discípulo superior ao mestre. Exercita-se o Vosso servo na imitação da Vossa vida, porque nela está o meu bem e a verdadeira santidade. Tudo o que leio e ouço fora dela não me consola nem me satisfaz inteiramente. 

4. Cristo – Filho, porque conheceste e leste todas essas coisas, bem-aventurado serás se as imitares. Quem sabe os Meus mandamentos, e os observa, dá prova de seu amor por mim; eu também o amarei, manifestando-me a ele e assentando-o comigo no reino do meu Pai. 

5. Alma – Jesus, meu Senhor, concedei que chegue até a mim o que dissestes e prometestes, fazendo-me digno de que mereça tamanha graça. Eu recebi das Vossas mãos a cruz: hei-de levá-la até à morte, como Vós ma impuseste. A vida de um bom religioso é uma cruz, cruz, porém, que leva ao Paraíso. Já comecei a carregá-la; não convém que volte para trás nem que a deixe. 

6. Eia, meus irmãos, caminhemos juntos; Jesus será connosco. Abraçámos a cruz por amor de Jesus; preservaremos nela. Ele nos ajudará, pois é nosso chefe e nosso guia. Como nosso rei, vai a nossa frente para combater por nós, sigamo-Lo com valor; ninguém tema nem enfraqueça; preparemo-nos para morrer valentemente nesta guerra e fujamos de nos manchar com o infame crime de desertores da Cruz.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES