24/03/15

IMITAÇÃO DE CRISTO - Thomas de Kempis (LXIV)

(continuação da LXIII parte)

A IMITAÇÃO DE CRISTO
Thomas de Kempis

III Livro
A Fonte Das Consolações

Cap. XXXII

Negar-se a Si Mesmo e Despojar-se de Toda a Cobiça

1. Cristo - Filho, não podes possuir uma perfeita liberdade, sem que renuncies inteiramente a ti mesmo. Todos os proprietários da sua alma, que estão possuídos do amor-próprio, vivem em prisões e em ferros. Eles estão cheios de desejos e paixões, curiosos e errantes; buscam as coisas que lhes podem dar prazer, e não as de Jesus Cristo. Fazem muitas vezes esforços por levar uma vida mais pura, mas começam o edifício sem alicerces, e a sua construção não permanece.
Tudo o que não vem de Deus não pode ser firme e perdurar. Não te esqueças desta palavra breve, mas cheia de sentido: "Deixa tudo e acharás tudo". Renuncia aos teus vãos desejos e acharás o verdadeiro descanso. Considera bem esta verdade e, praticando-a, saberás tudo.

2. Alma - Senhor, uma piedade tão pura não é obra de um dia nem o brinquedo de um menino. Neste breve ditame, que foste servido dar-me, se encerra tudo o que há de mais perfeito na vida religiosa.

Cristo
- Filho, quando te é proposto o caminho dos perfeitos, não deves apartar-te dele, nem logo esmorecer. Antes, pelo contrário, deves forcejar por conseguir este estado sublime, ou ao menos suspirar por ele, inflamado em santo desejo. Quem dera que chegasses ao ponto de não seres amador de ti mesmo, mas vítima da minha vontade e daquele que te dei por condutor e pai. Então, tu me agradarias muito e toda a tua vida seria acompanhada de gosto e paz.
Ainda te restam muitas coisas para deixar, e, se as não deixas por amor de mim, não alcançarás jamais o que pedes.
Aconselho-te que me compres este ouro provado pelo fogo; quer dizer: esta sabedoria celeste que pisa aos pés do mundo e todas as suas vaidades. Para a possuíres renuncia a toda a sabedoria terrena e a toda a falsa complacência de ti mesmo.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES