22/02/15

S. FRANCISCO DE ASSIS APROVARIA O PAPA FRANCISCO!?

Já é hora de acabar com ilusórias humilades e pobrezinhices que só servem para alimentar a vaidade dos "humildes" e actos da "pobreza aplaudida".

S. Francisco de Assis escreve:

"A todos os Custódios dos Frades Menores que receberem esta carta, Frei Francisco, pequenino servo vosso em Deus Nosso Senhor, deseja a salvação com os novos sinais do Céu e da Terra, que, grandes excelentíssimos aos olhos do Senhor, são contudo tidos em conta de vulgares por muitos religiosos e outros homens. Peço-vos ainda com mais insistência do que se pedisse por mim mesmo, supliquei humildemente aos clérigos, todas as vezes que o julgueis oportuno e útil, que prestem a mais profunda reverência ao Santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo bem como, a seus santos nomes e palavras escritos, que tornam presente o seu Sagrado Corpo. Os cálices e corporais que usam, os ornamentos do altar, enfim tudo quanto se relaciona com o sacrifício, sejam de execução preciosa. E se em alguma parte o Corpo do Senhor estiver sendo conservado muito pobremente, reponham-no em lugar ricamente adornado e ali o guardem cuidadosamente encerrado segundo as determinações da Igreja, levem-No sempre com grande respeito e ministrem-no com muita discrição. Igualmente os nomes e palavras escritos do Senhor deverão ser recolhidos, se encontrados em algum lugar imundo, e colocados em lugar decente. E em todas as pregações que fizerdes, exortai o povo à penitência e dizei-lhe que ninguém pode salvar-se se não receber o Santíssimo Corpo e Sangue do Senhor. E quando o sacerdote o oferecer em sacrifício sobre o altar, e aonde quer que o leve, todo o povo dobre os joelhos e renda louvor, honra e glória ao Senhor Deus vivo e verdadeiro. Anunciai e pregai a todo o povo o seu louvor, de modo que a toda hora, ao dobre dos sinos, o povo todo, no mundo inteiro, renda sempre graças e louvores a Deus omnipotente. E todos os meus Irmãos custódios que receberem esta carta e a copiarem e guardarem consigo e a fizerem copiar para os Irmãos incumbidos da pregação e do cuidado dos Irmãos, e pregarem até o fim o que nela está escrito, saibam que terão a bênção do Senhor Deus e a minha. E isto lhes seja imposto em virtude da verdadeira e santa obediência. Amém." (Cartas de S. Francisco de Assis - Intratext)

Igreja do Convento de  S. Francisco - Porto (Portugal)
S. Francisco não poderia apoiar nunca aquelas atitudes do "pobrezinhismo para Deus".

Igreja do Convento de Sta. Clara  - Porto (Portugal)
Um dos motivos pelos quais as mais humildes Ordens tinham os templos mais ricamente preparados é a pobreza de vida da própria Ordem. Por um lado, os franciscanos, vivendo muito pobremente, guardavam praticamente tudo para gastar com Deus, e por outro lado, este modo de vida inspirava tanta admiração na população que comovia à vida de desapego PRIVADO e atraia os donativos (os quais, como vemos, acabavam em grande maioria no serviço de Deus).

2 comentários:

Unknown disse...

Mto.bom...mas rezar pelo Papa, pode né? ;)

anónimo disse...

Cláudia Arruda,

Obrigado por comentar.

Não sei se neste momento não será melhor rezar antes pela Igreja...

Volte sempre.

TEXTOS ANTERIORES