13/02/15

IMITAÇÃO DE CRISTO - Thomas de Kempis (LVI)

(continuação da LV parte)

A IMITAÇÃO DE CRISTO
Thomas de Kempis

III Livro
A Fonte Das Consolações

Cap. XIX
O Sofrimento de Injúrias e a Prova da Verdadeira Paciência

1. Cristo - Filho, que é que dizes? Deixa-te de queixas, considerando a minha paixão e o sofrimento dos santos. Ainda não resististe, até derramar o teu próprio sangue. Pouco padeces em comparação de tantas e tão diversas atribulações e que foi exercitada a paciência dos meus servos. Lembra-te, pois, da grandeza das suas penas para que mais docemente suportes as tuas, bem menores. E, se pequenas não as julgas, é a tua impaciência que te persuade. Mas, seja pouco ou muito o que sofres, sofre-o com paciência.

2. É grande sabedoria dispor-te para o sofrimento. Quando te resolveres a sofrer, os males representar-se-ão mais leves e o merecimento que terás em sofrê-los será maior. Não digas: "Eu não posso tolerar que um tal homem me trate desse modo; isso me é inteiramente insuportável. Ele faz-me grande dano, arguindo-me de coisas que nem ao meu pensamento vieram. Eu sofreria facilmente outras pessoas e outras ofensas menos sensíveis." Este discurso é producto de uma imaginação vã, pois nele não se considera o que significa a paciência nem quem vai recompensar, mas só a pessoa que ofende e a ofensa recebida.

3. Não é verdadeiro sofredor quem sofre só o que lhe parece e a quem lhe parece. Quem possui a virtude da paciência não olha se aquele que o persegue é seu prelado, seu igual ou seu inferior; se é santo e bom ou se é mau e indigno. Ele recebe indiferentemente todo o mal que lhe fazem e as vezes que lho fazem, como se viera de Deus, julga isto de grande utilidade, pois vive persuadido de que o mal, por leve que seja, sofrido por amor de Deus, não fica sem merecimento.

4. Aparelha-te para combater, se queres sair vitorioso. Sem peleja não podes alcançar a coroa da paciência. Se rejeitas o sofrimento, é sinal de que não queres ser coroado. Mas, se desejas essa coroa, combate varonilmente e sofre com paciência. O descanso é prémio do trabalho e a vitória é recompensa do combate. 

Alma - Meu Deus, faça-me possível a Vossa graça aquilo que naturalmente me parece impossível. Vós sabeis a pouca força que tenho para sofrer, pois qualquer mal pequeno basta para derrubar-me. Fazei, pois, que eu deseje e abrace com ardor o exercício das atribulações, para glória do Vosso nome, já que de tão grande proveito me é sofrer e ser perseguido por amor de Vós.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES