19/01/15

IMITAÇÃO DE CRISTO - Thomas de Kempis (LII)

(continuação da LI parte)

A IMITAÇÃO DE CRISTO
Thomas de Kempis

III Livro
A Fonte Das Consolações

Cap. XV
Como Se Haver e Falar das Coisas Desejadas

1. Cristo - Filho, eu quero que em tudo me fales assim: "Senhor, se Vos agrada o que Vos proponho, faça-se. Se a Vossa honra tem nisso interesse, em Vosso nome se faça. Senhor, se o que eu vos peço Vos convém, concedei-me. Se entendeis que é nocivo à minha salvação, tirai-me semelhante desejo."
Porque nem todo o desejo é inspirado pelo Espírito Santo, ainda que ao homem pareça bom e útil.
É difícil julgar se é o bom ou o mau espírito que te leva a desejar isto ou aquilo, ou se é o teu próprio espírito que se move em teu desejo.
Muitos, que no princípio se julgavam inspirados pelo bom espírito, verificaram, no fim, que foram enganados.

2. Deves sempre oferecer-me as tuas petições e os teus desejos, com temor e humildade, remetendo tudo à minha disposição, renunciando inteiramente à tua própria vontade e dizendo: "Senhor, Vós sabeis o que é melhor. Fazei tudo como melhor Vos agradar. Dai-me o que quiserdes, como quiserdes e quando quiserdes. Tratai-me como sabeis e do modo que Vos for mais agradável e conforme a Vossa glória. Ponde-me onde quiserdes. Disponde de mim em tudo com inteira liberdade. Eu estou na Vossa mão. Farei de mim o que melhor Vos parecer. Como Vosso servo, estou pronto para tudo, pois desejo viver para Vós e não para mim. Que a Vossa bondade me faculte cumprir este desejo de modo digno e perfeito."

3.Alma - Ó Jesus de bondade infinita, derramai a Vossa graça em meu coração, a fim de que ele seja comigo, trabalhe comigo e persevere até ao fim! Concedei-me que sem demora deseje e queira o que Vos for mais aceite e amável! A Vossa vontade seja a minha, e a minha em tudo conforme a Vossa. Não tenha eu mais que um querer e não querer, e um e outro seja Vosso, de sorte que não possa eu querer senão o que Vós quereis, e não querer senão o que Vós não quereis.

4. Fazei que eu morra por tudo o que é do mundo e que ame ser desprezado e desconhecido por amor de Vós. Fazei que eu descanse antes em Vós do que em tudo o que posso desejar e que o meu coração ache no Vosso o abrigo à sua paz. Vós sois o meu verdadeiro e único descanso. Fora de Vós tudo me é penoso e inquieto. Fazei-me pois gozar esse sono divino que se acha na soberana paz, isto é, em Vós, ó meu Deus, que sois o bem único, soberano e eterno.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES