01/08/14

LIBERAIS "LOUVAM" D. MIGUEL I

Gostaria de saber da Gazeta de Lisboa (ano 1828), nº24, para melhor contextualizar a notícia que segue.

Cartaz com o discurso dirigido a D. Miguel por portugueses de Londres no ano de 1828:


DISCURSO

Que os Portugueses residentes em Londres dirijam a Sua Alteza o Senhor Infante D. Miguel em Batlan[?] - He[?]se, traduzido da Gazeta de França, de 13 do corrente.

Os Portugueses, abaixo assinados, que residem em Londres, unidos cordialmente à Pátria, cuja glória, e prosperidade forma o objecto de todos os seus votos, penetrados dos sentimentos de fidelidade que anima toda a Nação Portuguesa, em oferecer a V. Alteza Real no momento da sua passagem por Inglaterra o tributo do seu respeito, prevenindo por esta forma as unânimes aclamações com que toda a Nação Portuguesa receberá o Príncipe magnânimo, que vai a segurar a felicidade nacional, sustentando as Leis do Reino, e as Instituições dadas pelo seu grande Rei o Sr. D. PEDRO, realizando-se assim as esperanças, que os generosos sentimentos de V. Alteza Real já anunciados a sua Augusta Irmã tem feito nascer nos corações Portugueses. Desejosos de transmitir à posterioridade uma memória do acontecimento importante da passagem por Inglaterra de um Príncipe da Casa de Bragança. Os abaixo assinados fizeram cunhar um medalha, e tem a honra de a oferecerem a V. Alteza Real.

Digne-se V. Alteza Real aceitar este tributo de fidelidade.

Reposta de S. Alteza Real a este Discurso foi a seguinte:

"Agradeço aos Portugueses residentes em Londres os sentimentos que me testemunham, e aceito as duas expressões, como nascidas daquela fidelidade que sempre há distinguido os Portugueses em todos os séculos, e em todos os Países." 

Gazeta de Lisboa Nº24 

LISBOA: na Impressão de Alcobia. 1826?
Com liçença da Comissão de Censura.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES