20/06/14

CONTRA OS VÃOS JUÍZOS DOS HOMENS

Do Cap. XXXVI da Imitação de Cristo, e intitulado "Contra os Vãos Juízos dos Homens" :

1 - Meu Filho, põe o teu coração firmemente em Deus, e não temas os juízos humanos, quando está em paz a tua consciência.
Bom é padecer desta sorte; nem isso será molesto ao coração humilde, que confia mais em Deus que em si mesmo.
Muitos falam com demasia, e por isso não se lhes deve dar crédito; não é possível satisfazer a todos.
Ainda que o Apóstolo S. Paulo trabalhou por contentar a todos no Senhor (1, aos Corinth. 9) e se fez tudo para todos, ainda assim fez pouco caso de ser julgado e censurado dos homens.

2 - Fez tudo quanto em si era e podia, pela edificação e salvação dos outros; mas não pôde evitar que o julgassem e desprezassem algumas vezes.
Por isso confiou tudo a Deus, que tudo sabe, e defendeu-se com paciência e humildade das más línguas, dos que falavam e cuidavam maldades e mentiras, e as diziam como lhes parecia.
Contudo algumas vezes respondeu, para que não fosse o seu silêncio causa de se escandalizarem os fracos.

3 -Quem és tu, que temes um homem mortal? Hoje existe ele e amanhã não aparece.
Teme a Deus e não temerás as ameaças dos homens.
Que te pode fazer o homem com palavras e afrontas?
Mais se prejudicará a si que a ti, nem poderá escapar do juízo de Deus, quem quer que ele seja. Põe a Deus diante de teus olhos e não contendas com palavras de queixa.
E se te parece que estás afrontado e padeces confusão, não te indignes por isso, nem diminuas a tua coroa com a impaciência; levanta os olhos ao Céu, que poderoso sou eu para te livrar de toda a confusão e dar a cada um a paga conforme as suas obras.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES