08/04/14

CAPELA DO ESPÍRITO SANTO E DE S. JOÃO BAPTISTA - RESTAURO PREMIADO

"Prémios APOM 2013

Santa Casa/ Museu de São Roque recebe o Prémio de Intervenção em Conservação e Restauro.
A distinção é para o trabalho de restauro da Capela de São João Baptista.

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) recebeu esta sexta-feira o Prémio de Intervenção em Conservação e Restauro da Associação Portuguesa de Museologia (APOM) pelo trabalho desenvolvido na Capela de São João Baptista, parte integrante no Museu de São Roque, em Lisboa.

Os prémios APOM são atribuídos anualmente e têm como objetivo incentivar e premiar a imaginação e a criatividade dos museólogos portugueses e também de dar visibilidade ao que de melhor se faz no âmbito da museologia.

De acordo com Margarida Montenegro, directora da Cultura da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, "este prémio reconhece o esforço e o investimento da Santa Casa na preservação do seu património artístico e cultural, assim como o rigor da intervenção de restauro da Capela, que contou com o contributo dos melhores especialistas, nacionais e estrangeiros".

A Capela de São João Baptista foi alvo de um rigoroso trabalho de restauro desenvolvido com o Instituto dos Museus e da Conservação. Obra-prima da arte europeia do século XVIII, desenhada pelos arquitetos Luigi Vanvitelli e Nicola Salvi, está na génese do próprio Museu de São Roque, construído em 1905 para albergar o tesouro que a acompanha, incluindo peças de ourivesaria e paramentaria, de culto e ornamentais, que podem ser vistas como núcleo autónomo do museu.
Este prémio deve-se à extrema e assinalável capacidade de uma equipa de conservadores-restauradores que, entre 2011 e 2012, se dedicou com enorme empenho e competência a este restauro, a quem e se expressa um especial reconhecimento.

A APOM foi criada em 1965 e tem como principal objetivo a divulgação da museologia, assim como das ciências e técnicas que lhe são complementares." (Fonte: Museu de São Roque)

------*

Pode olhar esta capela já restaurada, em panorâmico 360º, no site da Digisfera. (clicar aqui)


Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES