14/02/14

ESPANHOL VISITA PORTUGAL (1874)

Modesto Fernandez Gonzalez
"A natureza o tem [a Portugal] favorecido com rios navegáveis, altas serras, vales férteis e pitorescos, campinas deliciosas, lindas colinas, costas dilatadas com baías abrigadas dos ventos, minerais abundantes, e com as margens do Douro, Minho, Mondego e Tejo, base da agriculta nacional.

O trabalho, o desinteresse e a piedade dos homens lhe deram templos sumptuosos, hospitais magníficos, monumentos desejados, cidades belíssimas, caminhos de ferro e estradas com abundância, formosas estátuas, castelos e muralhas sem conto, produtos do solo excelente, praças de guerra em estado de defesa, bibliotecas escolhidas, inumeráveis asilos de ensino, manuscritos valiosos, palácios, anfiteatros, museus, quartéis, portos, diques, aquedutos: em suma, tudo de quanto há mister uma nação na sua vida inteira e manifestações exteriores." (...)

Poucas povoações europeias ostentam arrabaldes tão pitorescos e uma vegetação tão exuberante como a cidade de Lisboa. Belém, Benfica, Queluz, Campo Grande, Paço d'Arcos, Oeiras, Nova Cintra, Caxias, Colares e Mafra comprovam que a capital do Reino lusitano não tem que invejar às mais afamadas do mundo civilizado. A profusão de casas de campo, a abundância de arvoredo, o esmero nos jardins e a mimosa cor das flores predispões o viajante para novas visitas e prolongadas demoras. Começa, pois, nossa peregrinação pelas profundas e risonhas quintas de Lisboa, (...). (GONZALEZ, Modesto Fernandez. De Madrid á Oporto pasando por Lisboa (Diario de un caminante). Madrid, 1874)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES